Um terço das crianças mais pobres do Brasil está fora da creche por ausência de vagas

Dados de pesquisa recente revelam que entre as crianças de família de maior renda, o problema da falta de creche atinge apenas 6,9% do total
Com quem fica a criança quando a mãe precisa trabalhar? Esse é um dos principais problemas enfrentados por mulheres que precisam se dedicar ao trabalho e ao mesmo tempo garantir o cuidado com os filhos durante esse período.

Qual é a situação atual no que diz respeito a conseguir vagas em creche?

De acordo com dados recentes divulgados na última sexta-feira,18, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),existe uma correlação entre a renda das famílias brasileiras e a oferta de vagas em creches no país.

Entre as crianças de 0 a 3 anos de idade que fazem parte do percentual de 20% com a renda domiciliar mais baixa do país, 33,9% estão fora da escola porque não há vaga ou creche perto delas. Já entre o grupo que faz parte da estimativa de 20% com a maior renda, esse problema atinge apenas 6,9% das crianças. Estes dados revelam que um terço das crianças mais pobres está fora da creche por falta de vagas.

Dados recentes sobre a situação das creches no Brasil

Em enquete publicada pelo portal Trocando Fraldas, para compreender como as mulheres conciliam a vida profissional e o cuidado com os filhos, foi mostrado que o problema para se conseguir vagas em creche no país ainda existe.

Participaram da pesquisa, 10 mil mulheres de todo o país e dentre os principais resultados estão o de 3 em 7 mães que deixam o filho aos cuidados das avós ou de outros parentes próximos e 1 em cada 4 mulheres que precisam encontrar uma maneira não tradicional para cuidar da criança enquanto trabalha.

Apenas 18% das mulheres afirmaram encontrar vaga em creche com facilidade e 28% avaliaram como muito difícil essa busca. Esses dados foram obtidos de mulheres de todas as idades.

Nas regiões Centro-Oeste e Sul, as mulheres encontraram maior grau de dificuldade, e no Nordeste, menos.

No Distrito Federal, Goiás e Paraná, a falta de creches é mais notória para as mães. Já em Alagoas, Bahia e Ceará, conseguir uma vaga é mais fácil.

Além de Brasília, Palmas, João Pessoa e Campo Grande são as regiões em que mais se sofre para conseguir vagas em creches. Já em Salvador, Teresina e Fortaleza, o grau de dificuldades se apresentou menor.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.