Smartphone pode aumentar risco de cegueira, diz estudo

Luz azul emitida por dispositivos digitais causa a morte das células da retina

Um estudo publicado na revista ‘Scientific Reports’ revela que a luz azul, emitida pelas telas de dispositivos digitais, é prejudicial à visão e pode matar as células da retina.

O fato de estarmos expostos a esses dispositivos constantemente preocupa os pesquisadores, já que a córnea e a retina são vulneráveis e não são capazes de bloquear a luz azul. A exposição prolongada a essa luz provoca a morte das células fotorreceptoras (sensíveis à luz), uma das causas da degeneração macular, que causa cegueira.

Os resultados do estudo foram baseados na análise de imagens de células vivas. O experimento revelou que a luz provoca alterações na membrana plasmática das células oculares, interrompendo suas funções. De acordo com os cientistas, a pesquisa conseguiu explicar como esses danos ocorrem, o que pode ajudar na criação de tratamentos capazes de retardar a degeneração macular.

Veja mais no site Claudia

One thought on “Smartphone pode aumentar risco de cegueira, diz estudo

  • agosto 21, 2018 em 9:23 am
    Permalink

    Não é só este problema, o uso diario e sem limite de Smartphone por crianças estão aumentam o risco de problemas oculares como miopia. Os pais, no caso das crianças e a gente mesmo deveriam usar menos o Smartphone, mais o que vemos hoje em dia é até em baladas ao invez ds pessoas se divertirem elas só ficam nos seus Smartphone.

    Resposta

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.