Profissionalização: Senai e Havard oferecem cursos gratuitos e online

Ao final do curso, estudantes podem adquirir certificado

Gosta de tecnologia mas não tem muita grana para atualizar o currículo? Então, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a universidade americana Harvard estão disponibilizando cursos gratuitos para quem tem interesse em aprender sobre a linguagem da informação como o JavaScript, CSS e HTML, como funciona a estrutura de dados e algoritmos, desenvolvimento de sites e de jogos e até programação de robôs. Os cursos são 100% a distância.

Por ser uma área com abrangência no mercado, o TI oferece muitas oportunidades para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho, principalmente quando se investe em cursos que contribuem para o aprimoramento, na visão do desenvolvedor front-end, Alexandre Falck. “É uma grande vantagem ter conhecimentos de programação, pois o mercado de trabalho está muito forte nessa área”, destaca o profissional que considera que ter esse tipo de conhecimento abre portas para o mundo “já que a linguagem de programação é a mesma em todos os lugares, inclusive com grande demanda para área de TI em diversos países como exemplo Canadá, Nova Zelândia, Irlanda. É uma área que acho libertadora”, analisa Falck.        

Saiba um pouco sobre os cursos ofertados pelo Senais e Havard:

Lógica de Programação: Oferecido pelo Senai, o curso traz conhecimentos fundamentais para a construção de algoritmos com vistas à solução de problemas computacionais. O estudante terá contato com matérias como Tipos de Dados, Expressões Aritméticas e Lógicas, Subalgoritmos, entre outras. Para participar do curso online é necessário ter, no mínimo, 14 anos, possuir conhecimento básico de informática e internet. As inscrições devem ser feitas por meio do site do Senai e o início é imediato. No final da capacitação, o Senai disponibiliza o certificado aos que forem aprovados no curso.

CS50’s: Introduction to Computer Science (Introdução do CS50 à Ciência da Computação): Disponibilizado pela Havard,  a especialização desenvolve o raciocínio de forma algorítmica para resolver problemas de forma eficiente. O curso é ministrado em inglês, podendo participar pessoas com ou sem experiência prévia em programação. A capacitação possui nove módulos que contém assuntos sobre abstração, algoritmos, estruturas de dados, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software e desenvolvimento web. Além desses, traz conhecimento sobre a linguagem da informação, incluindo JavaScript, CSS e HTML. Para participar da capacitação online, o interessado deve acessar o site da instituição, clicar em “Enroll Now” e cadastrar seu perfil. Ao final do curso, ocorrerá um projeto final para obtenção do certificado.

Outras formas de capacitação mais em conta no mercado

Quem desejar continuar se especializando na área pode contar com instituições que apoiam o crescimento acadêmico e profissional, como o Programa Educa Mais Brasil. Presente no mercado educacional há mais de 15 anos, o Educa disponibiliza bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades para cursos de ensino superior. Entre as opções estão oportunidades para cursos de Ciências da Computação, Analise de Sistemas e Tecnologia da Informação.  Acesse o site do Educa Mais, escolha a modalidade de ensino e faça sua inscrição gratuita.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.