Laguinho celebra o Ciclo do Marabaixo

A partir do dia 21 de abril, o bairro do Laguinho, localizado na área urbana de Macapá, dará início a mais uma festividade em louvor a Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo. É o Ciclo do Marabaixo, evento secular e tradicional do Amapá, realizado antes na frente da cidade de Macapá pelas famílias afrodescendentes que habitavam no local até o período de instalação do Território do Amapá a partir de 1943.

A festividade que segue o calendário litúrgico da igreja católica, tem seu início no sábado de aleluia com festividades nas comunidades da Favela (Santa Rita e Centro) e Campina Grande, e seu término no primeiro domingo após o dia de “Corpus Christi”, chamado de “Domingo do Senhor”, onde ocorrem as derrubadas dos mastros e a escolha dos festeiros para o próximo ano.

No bairro do Laguinho, os eventos lúdicos e religiosos são celebrados em duas casas de famílias tradicionais; A Casa do Mestre Pavão, na Avenida José Tupinambá de Almeida, e na Casa da Tia Biló, residência que morou o Mestre Julião Ramos.

A Tia Biló

Benedita Guilherma Ramos, popularmente e carinhosamente conhecida como Tia Biló, nasceu no dia 10 de fevereiro de 1925, na cidade de Macapá. De seus dez irmãos é única filha viva de Julião Tomaz Ramos (Mestre Julião Ramos) e Januária Simplícia Ramos.

Como dançadeira, cantadeira e compositora de marabaixo, Tia Biló tem dado continuidade ao legado de seus pais e avós de realizar as festividades do ciclo do marabaixo e hoje tornou-se uma das precursoras do marabaixo, transmitindo para as novas gerações como seu filho Joaquim Ramos (Munjoca) e sua neta/filha Laura Cristina da Silva conhecida como Laura do Marabaixo e Danniela Ramos (neta) este tradicional festejo do calendário cultural do Amapá.

Em 1988, Tia Biló, juntamente com sua família Ramos, fundaram a Associação Cultural Raimundo Ladislau.
Raimundo Ladislau foi uma das grandes personalidades negras do bairro do Laguinho, considerado um dos mestres da cultura do marabaixo e compositor do antológico e tradicional “ladrão de marabaixo”, mais conhecido no Estado e gravado por Luiz Gonzaga. “Aonde tu vai rapaz por esse caminho sozinho, vou fazer minha morada lá pros campos do Laguinho”.

De acordo com Laura do Marabaixo, festeira do ciclo em 2019, o evento atinge diretamente duzentas pessoas e indiretamente dez mil pessoas entre crianças, jovens e adultos de todo o Estado, populações de comunidades rurais, urbana e tradicionais, afrodescendente e quilombolas. “Dentre os objetivos da Associação Raimundo Ladislau está a manutenção e potencialização da cultura negra através da realização do ciclo do marabaixo no bairro do Laguinho como legítima manifestação cultural do Estado, e a preservação das tradições herdadas de precursores como Julião Ramos, Raimundo Ladislau e Tia Biló”. Enfatizou Laura do Marabaixo.

Em 2019, além das festividades tradicionais do evento, o ciclo do marabaixo terá em seu calendário, atividades pedagógicas com escolas e universidades, oficinas voltadas para o marabaixo, workshop, rodas de conversas, artesanato afro, comercialização de produtos da cultura afro, entre outros.

“Hoje o marabaixo tombado como patrimônio imaterial cultural do Brasil assume definitivamente a linha de frente da cultura amapaense e nós marabaixeiros e marabaixeiras do Amapá, temos a responsabilidade e o compromisso de darmos continuidade à esta herança e associarmos com isso, métodos de incentivos e valorização de nossa cultura”, finalizou, Laura.

Programação do Ciclo do Marabaixo
Local: Centro Cultural Casa da Tia Biló
Rua Eliezer Levy, 632 – Laguinho

21/04 – 1º Marabaixo – Domingo de Páscoa – Marabaixo da Ressurreição – 16h
25/05 – Corte do Murta – Sábado do Mastro – No Curiaú – 09h
25/05 – Participação de alunos do IFAP e do Projeto “Macapá Mais Bonita sem dengue e sem zica”, em parceria com Ministério Público.
26/05 – 2º Marabaixo – Domingo do Mastro
29/05 – 3º Marabaixo – quarta-feira da Murta do Divino Espírito Santo – de 16h às 06h da quinta-feira (Levantação do Mastro)
29/05 – Participação dos alunos da EJA da Prefeitura.
30/05 – Início das Novenas do Divino Espírito Santo – 19h
31/05 – 1º Baile dos Sócios do Divino Espírito Santo – 21h
07/06 – Início das Novenas da Santíssima Trindade – 19h
08/06 – 2º Baile dos Sócios do Divino Espírito Santo – 21h
09/06 – Domingo do Divino Espírito Santo – Igreja São Benedito – 07h
09/06 – Domingo do Divino Espírito Santo – Café da Manhã
09/06 – 4º Marabaixo – Marabaixo da Murta da Santíssima Trindade – de 16h às 06h da segunda-feira (levantação do mastro)
10/06 – 1º Baile dos Sócios da Santíssima Trindade – 21h
15/06 – 2º Baile dos Sócios da Santíssima Trindade – 21h
16/06 – Domingo da Santíssima Trindade – Igreja São Benedito – 07h
16/06 – Domingo da Santíssima Trindade – Café da Manhã – 09h
20/06 – Marabaixo de Corpus Christi – 17h
23/06 – Domingo do Senhor – Derrubação do mastro – 17h

Comunicação: Cláudio Rogério.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.