Educa

Saúde: 12 hábitos simples para você cultivar a rotina perfeita

Quer ter uma rotina perfeita mas não sabe por onde começar? Se liga nas dicas que o iBahia separou para você

Criar uma rotina não se resume em apenas trabalho e demandas de casa. Para se ter uma rotina saudável por exemplo, é preciso ter corpo e mente conectados. Segundo o empreendedor e educador Zdravko Cvijetic, atos simples e pequenos podem fazer a diferença no seu dia a dia. Se ligue nas dicas e pratique bons hábitos:

1 Acorde cedo

Mesmo que você não seja uma pessoa diurna, Zdravko Cvijetic defende que toda pessoa deveria desenvolver o hábito de levantar cedo para construir uma boa rotina. Mas entenda que, com isso, ele não quer dizer que você precisa estar de pé antes das 5h. “No mundo moderno, criou-se a falsa premissa de que precisamos levantar entre 4h30 e 5h. Isso não serve para todo mundo. Acorde nesse horário se estiver de acordo com o seu modo de vida”, diz. O ideal é encontrar um horário que concilie uma boa noite de sono com descanso e cuidados com a saúde. Se você não está mesmo acostumado, comece aos poucos – sem fazer mudanças drásticas. Para você 6h é muito cedo? Tente às 8h, depois vá mudando o despertador para 7h45, depois para 7h30 e veja qual o melhor horário – até que você faça disso um hábito.

2 Aprenda algo novo

Para atingir objetivos, você precisa estar sempre aprendendo e se desenvolvendo. Além de ler, faça cursos, ouça podcasts. Faça do exercício constante de aprendizado um hábito.

3 Beba 500 ml de água pela manhã

Pense que enquanto você dormia, o seu corpo ficou de 5 a 8 horas, em média, sem hidratação. A água, defende Cvijetic, servirá não apenas para hidratar, mas iniciar seu metabolismo, ajudar seu corpo a se livrar de toxinas, estimular seu cérebro e até ajudar a comer menos.

4 Arrume sua cama

Fazer isso logo pela manhã irá te dar uma sensação da “primeira conquista” do dia, defende Cvijetic. “Arrumar a cama te dará uma sensação pequena de orgulho e encorajará você a focar em outras coisas. Como Tim Ferriss gosta de dizer: não importa quanto o seu dia está horroroso ou qual a catástrofe que ainda virá, você poderá, no fim das contas, arrumar sua cama”.

5 Alongue-se

Alongar ajuda a melhorar a flexibilidade – o que também pode melhorar seu desempenho em atividades físicas ou diminuir o risco de contrair lesões. Lembre-se: você pode alongar-se apenas por dois minutos e ainda assim o efeito será enorme.

6 Dedique-se à prática de atividades físicas

Encontre um exercício que se adeque ao seu estilo de vida, objetivos e gosto. Vale de tudo: academia, yoga, caminhada, corrida, ginástica rítmica, natação. O que quer que seja, isso te ajudará a exercitar o corpo. Cvijetic cita uma pesquisa que aponta que a prática regular de exercícios físicos ajuda as pessoas não só a controlar o peso e ter mais saúde, como melhora o humor, ajuda a ter um sono melhor e, veja só, melhora o sexo.

iBahia

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: