Programa Tempo de Aprender é lançado para melhorar a alfabetização no Brasil

Estão previstos cursos para professores e gestores educacionais

Para aprimorar a alfabetização da educação básica, o Programa Tempo de Aprender foi lançado nessa terça-feira (18), pelo Ministério da Educação (MEC). O programa visa aperfeiçoar, apoiar e valorizar professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Tempo de Aprender foi criado com base em um diagnóstico que aponta essas etapas da educação básica com mais necessidade de investimentos. A entrada das instituições de ensino será de maneira voluntária, com a demonstração de interesse através do site alfabetizacao.mec.gov.br.

Entre as etapas de ação do programa está prevista a criação de um curso – online e presencial – em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) voltado para a formação dos professores, além de outro curso para auxiliar gestores educacionais, diretores e coordenadores pedagógicos.

Com a oportunidade também será lançado o Sistema Online de Recursos para Alfabetização (Sora) que dará suporte para os professores da rede pública de todo o país. A ferramenta, desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime), da UFG, disponibilizará, aos docentes, o acesso a recursos pedagógicos, como estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas.

O Tempo de Aprender também pretende reformular o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) também destinadas à alfabetização. A iniciativa deverá receber investimento geral de R$ 220 milhões. 

*Com informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.