Com 69 suspeitos, primeiro caso de coronavírus é confirmado em Macapá

Primeiro caso de contaminação por coronavírus em Macapá foi confirmado na manhã desta sexta-feira durante coletiva da prefeitura e governo do Estado no Palácio do Setentrião. Trata=se de uma mulher de 35 anos que apresenta quadro de saúde bom e foi diagnosticada na leva dos 50 primeiros exames feitos pelo instituto Evandro Chagas em Belém. Os demais atestaram negativo para o Covid-16.

Já são 69 os casos suspeitos de Coronavírus em Macapá

O Município de Macapá passa a monitorar 69 casos suspeitos de Coronavírus. Os novos 5 casos registrados na noite de quinta-feira, 19, até as 8h desta sexta-feira, 20, foram atendidos na Unidade Básica de Saúde Lélio Silva e, após coleta de exame, liberados para isolamento domiciliar por apresentar sintomas brandos, recebendo kits de máscaras e recomendações sobre cuidados básicos. Além de receberem o primeiro atendimento, os pacientes são monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica quanto à evolução clínica.

Dos 69 casos atendidos nas UBS’s, 49 foram descartados, e um já teve resultado positivo para doença, com laudo emitido pelo Instituto Evandro Chagas. O caso é de uma mulher de 36 anos, com histórico de viagem e contato com caso suspeito, que procurou atendimento no Lélio Silva dia 17 de março. A mulher apresenta sintomas brandos e está recebendo acompanhamento de equipe de saúde.

Ao Município cabe o primeiro atendimento e avaliação de casos suspeitos com sintomas da doença em todas as Unidades Básicas de Saúde, de acordo com o fluxo de atendimento definido pela Secretaria Municipal de Saúde. O protocolo trata das providências a serem tomadas quando pacientes suspeitos da síndrome respiratória buscarem atendimento em uma unidade do Município.

A prefeitura também realiza a coleta de amostras biológicas dos pacientes para a realização do exame, que diagnostica a doença. A coleta é feita nas unidades Lélio Silva e Marcelo Cândia e, posteriormente, enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, que tem a responsabilidade de fazer o envio das amostras para o laboratório de referência da Região Norte, que é o instituto Evandro Chagas, no Pará.

Quando devo procurar uma UBS

A população pode buscar os serviços nas UBS’s quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta e coriza e dificuldade respiratória para receber uma avaliação. Se após o procedimento o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela saúde municipal.

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.