Com 69 suspeitos, primeiro caso de coronavírus é confirmado em Macapá

Primeiro caso de contaminação por coronavírus em Macapá foi confirmado na manhã desta sexta-feira durante coletiva da prefeitura e governo do Estado no Palácio do Setentrião. Trata=se de uma mulher de 35 anos que apresenta quadro de saúde bom e foi diagnosticada na leva dos 50 primeiros exames feitos pelo instituto Evandro Chagas em Belém. Os demais atestaram negativo para o Covid-16.

Já são 69 os casos suspeitos de Coronavírus em Macapá

O Município de Macapá passa a monitorar 69 casos suspeitos de Coronavírus. Os novos 5 casos registrados na noite de quinta-feira, 19, até as 8h desta sexta-feira, 20, foram atendidos na Unidade Básica de Saúde Lélio Silva e, após coleta de exame, liberados para isolamento domiciliar por apresentar sintomas brandos, recebendo kits de máscaras e recomendações sobre cuidados básicos. Além de receberem o primeiro atendimento, os pacientes são monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica quanto à evolução clínica.

Dos 69 casos atendidos nas UBS’s, 49 foram descartados, e um já teve resultado positivo para doença, com laudo emitido pelo Instituto Evandro Chagas. O caso é de uma mulher de 36 anos, com histórico de viagem e contato com caso suspeito, que procurou atendimento no Lélio Silva dia 17 de março. A mulher apresenta sintomas brandos e está recebendo acompanhamento de equipe de saúde.

Ao Município cabe o primeiro atendimento e avaliação de casos suspeitos com sintomas da doença em todas as Unidades Básicas de Saúde, de acordo com o fluxo de atendimento definido pela Secretaria Municipal de Saúde. O protocolo trata das providências a serem tomadas quando pacientes suspeitos da síndrome respiratória buscarem atendimento em uma unidade do Município.

A prefeitura também realiza a coleta de amostras biológicas dos pacientes para a realização do exame, que diagnostica a doença. A coleta é feita nas unidades Lélio Silva e Marcelo Cândia e, posteriormente, enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, que tem a responsabilidade de fazer o envio das amostras para o laboratório de referência da Região Norte, que é o instituto Evandro Chagas, no Pará.

Quando devo procurar uma UBS

A população pode buscar os serviços nas UBS’s quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta e coriza e dificuldade respiratória para receber uma avaliação. Se após o procedimento o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela saúde municipal.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.