Concurso fotográfico da Wikipédia premia melhores fotos de monumentos brasileiros

Submissões de imagens para Wiki Loves Monuments ocorrem durante o mês de outubro e concorrem a mais de 3 mil reais em prêmios

O Brasil recebe a edição do Wiki Loves Monuments 2020, concurso fotográfico anual que ocorre no mundo todo organizado pela comunidade Wikimedia. A proposta do concurso é mobilizar pessoas para tirar fotos de monumentos brasileiros, a fim de melhorar sua representação visual não somente nas plataformas Wikimedia, como Wikipédia, mas na internet como um todo. As fotos devem ser carregadas no Wikimedia Commons, a biblioteca multimídia livre da Wikipédia, entre 1 e 31 de outubro

Para concorrer, basta que o participante carregue na plataforma Wikimedia Commons fotos de monumentos brasileiros. Monumentos são definidos pelo reconhecimento oficial, como tombamento e registro, em listas pré-definidas pelos organizadores do concurso. São mais de 7 mil monumentos em todo o Brasil que podem ser fotografados para o Wiki Loves Monuments. 

O fotógrafo pode participar com quantas fotos de monumentos quiser, desde que todas as imagens sejam de sua autoria e estejam carregadas em licença creative commons com a tag do Wiki Loves Monuments. As contribuições de fotógrafos amadores também são bem-vindas e podem ser submetidas inclusive fotos em alta qualidade feitas com dispositivo móvel.

Não serão consideradas para o concurso imagens que não sejam de autoria própria de quem fez a submissão, que infrinjam leis de direitos autorais ou que sejam excluídas do Wikimedia Commons antes do encerramento das submissões por qualquer motivo. As instruções detalhadas estão disponíveis na página do concurso na Wikipédia. Também é possível saber mais pelas páginas do concurso no Facebook, Instagram e Twitter.  

As fotos serão avaliadas por um júri qualificado com base em critérios como qualidade técnica (nitidez, uso da luz, perspectiva, composição, etc), originalidade e utilidade documental para a Wikipédia. Os vencedores da etapa nacional do concurso serão anunciados no final de novembro. 

As cinco melhores imagens serão premiadas com vales-presentes que variam de 1 mil reais para o primeiro colocado a duzentos reais para o quinto colocado. O concurso também premiará as dez pessoas que mais contribuírem com imagens de diversos monumentos que não tinham imagens carregadas anteriormente no Wikimedia Commons com vales-presentes no valor de cem reais. Além disso, as dez melhores fotos do concurso brasileiro irão concorrer a prêmios da etapa internacional do Wiki Loves Monuments, dando ainda mais visibilidade para o monumento fotografado e para o autor da imagem.

Todas as fotos carregadas no contexto do concurso ficarão disponíveis para uso em qualquer lugar por qualquer pessoa, ampliando a visibilidade do monumento retratado. O concurso incentiva a participação de comunidades locais e valoriza em especial as contribuições de imagens de monumentos pouco representados na internet. 

Wiki Loves Monuments é um concurso que ocorre mundialmente desde 2010 e é considerado o maior concurso fotográfico do mundo. No Brasil, o concurso é organizada pelo Wiki Movimento Brasil (WMB), associação de editores que contribuem com os projetos Wikimedia e atuam nas áreas de educação e tecnologias abertas. 

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.