20 de janeiro é o dia dos Farmacêuticos e das parteiras tradicionais

  • Dia Nacional do Farmacêutico (Lei no 12.338, de 25 de novembro de 2010). A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no País.

  • Dia Nacional da Parteira Tradicional (Lei nº 13.100, de 27 de janeiro de 2015), a data tem como base a comemoração celebrada no estado do Amapá, que já homenageava a categoria em 20 de janeiro – dia do aniversário da parteira tradicional mais antiga de Macapá, Juliana Magave de Souza, nascida em 1908 e que teria realizado cerca de 400 partos. Segundo dados, cerca de 20% dos partos na área rural são domiciliares, percentual esse que dobra nas regiões Norte e Nordeste. As chamadas “aparadoras” são cerca de 60.000 em todo o nosso País, das quais 6.000 organizadas em rede. Realizam, ao todo, cerca de 450.000 partos por ano.

  • Dia Nacional do Queijo.

  • Dia Nacional do Fusca [O VW Fusca tem uma legião de fãs não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Por aqui, o Dia Nacional do Fusca é celebrado em 20 de janeiro, que marca o início da produção do modelo no país, em 1959, na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo – SP].

  • Oficializado o Hino Nacional do Brasil, composto por Francisco Manuel da Silva (1890).

  • Criação do Ministério da Aeronáutica (1941).

  • Inaugurada a estação de televisão brasileira TV Tupi Rio de Janeiro (1951).

  • Nasce, no Rio de Janeiro, o escritor carioca Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha (1866). Autor do clássico livro “Os Sertões: Campanha de Canudos” (1902), Ele também foi sociólogo, jornalista, historiador, geógrafo, poeta e engenheiro. O autor se tornou internacionalmente famoso com a publicação da sua obra-prima, que lhe rendeu lugares na Academia Brasileira de Letras (ABL) e no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Sua morte aconteceu de maneira trágica no dia 15 de agosto de 1909. Ele descobriu que sua esposa Ana o traía com um jovem tenente, 17 anos mais novo do que ela, com quem teve dois filhos enquanto casada com Euclides.

  • Morre, no Rio de Janeiro, o jogador de futebol Mané Garrincha (Manoel Francisco dos Santos), em 1983. Sua perna direita era seis centímetros maior do que a esquerda e sua coluna vertebral, torcida. Campeão de duas copas do mundo, ele morreu no Rio de Janeiro, na pobreza, vítima de cirrose hepática. O craque nasceu em Pau Grande (RJ), em 28/10/1933.

  • Barack Hussein Obama II é empossado presidente dos EUA no dia 20/01/2009, a primeira pessoa negra a ocupar esse cargo, sendo laureado com o Prêmio Nobel da Paz de 2009 nove meses após sua posse. Obama foi reeleito presidente em novembro de 2012.

  • As comunidades afrodescendentes cultuam Oxóssi, o orixá da caça e da vida dos animais selvagens.

  • Dia de São Sebastião [Originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável].

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.