30 de Janeiro é dia da Não violência e cultura da paz
- Dia da Saudade.
- Dia da Não Violência e da Cultura da Paz.
- Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos [publicação da primeira revista brasileira, em 1869, na Revista Vida Fluminense, tendo como personagem Nhô-Quim, criado por Ângelo Agostini (nascido em 08/04/1843, Vercelli, Itália; falecido em 28/01/1910, Rio de Janeiro), um desenhista ítalo-brasileiro que firmou carreira no Brasil e foi o mais importante artista gráfico do Segundo Reinado.
- Morre assassinado o líder indiano Ghandi (30/01/1948), cujo nome completo era Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como Mahatma Gandhi. Ele foi morto a tiros aos 79 anos por um hindu radical em Nova Déli. Nascido no dia 2 de outubro de 1869, na cidade de Porbandar, Gandhi entrou para a história como um dos fundadores do moderno estado indiano e como defensor dos protestos sem uso de violência. Seu nome, Mahatma, em sânscrito, significa “grande alma”. Ele ficou famoso internacionalmente pela sua política de desobediência civil, luta contra o preconceito racial e o uso do jejum como protesto. Por conta disso, teve a prisão decretada várias vezes. Ele também participou do movimento pela independência da Índia. Uma de suas estratégias era o boicote aos produtos importados, como os tecidos ingleses. Gandhi ainda era contra a divisão do país em dois estados, mas isso acabou acontecendo com a criação da Índia, predominantemente hindu, e do Paquistão, de maioria muçulmana. Indicado cinco vezes para o Nobel da Paz, Gandhi nunca foi agraciado com o prêmio. Décadas depois, o erro foi assumido pelo comitê organizador do Nobel.
- Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase (Lei nº 12.135, de 18 de dezembro de 2009, é uma data-móvel sempre divulgada no último domingo de janeiro). [A lepra, doença de Hansen ou hanseníase é uma infeção crônica causada pelas bactérias Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis. A infeção geralmente não manifesta sintomas durante os primeiros 5 a 20 anos. Gradualmente, vão-se desenvolvendo granulomas nos nervos, trato respiratório, pele e olhos. A lepra pode ser curada com um tratamento multidrogas].
- Dia de Santa Martinha [Martina foi assassinada em 226 de acordo com alguns relatos ou, mais provavelmente, em 228, durante o pontificado do papa Urbano I, segundo outros. Filha de um ex-cônsul e órfã desde muito jovem, Martina testemunhou tão abertamente sua fé cristã que não conseguiu escapar das perseguições da época de Alexandre. Presa, recebeu ordens de prestar homenagens aos deuses romanos, o que ela se recusou a fazer. Torturada de várias formas, acabou sendo finalmente decapitada].
……………………………
(Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.
Você precisa fazer log in para comentar.