Pesquisa Nacional de Saúde Bucal vai atingir 50 mil pessoas pelo país

O Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Odontologia lançaram nesta sexta-feira (11) a terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, a SB Brasil. A coleta de dados será feita de agora até junho. Começa pelas capitais e, depois, vai para o interior. As equipes vão até as casas de mais de 50 mil pessoas em 422 municípios.

O coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho, informa que a pesquisa deste ano terá uma novidade: os dados da pesquisa terão recorte estadual.

A pesquisa SB Brasil é como se fosse um censo da saúde bucal e é feita a cada 10 anos. Esta edição deveria ter ocorrido em 2020, mas atrasou devido à pandemia de covid-19.

O levantamento é feito por meio de um questionário, seguido da avaliação da saúde bucal com um exame físico. Os entrevistados serão de diferentes faixas etárias, de 5 a 74 anos.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, avalia que esses dados são importantes para definir estratégias de atendimento à população.

Além dessa pesquisa conduzida pelo Ministério da Saúde, o Conselho Federal de Odontologia deve fazer ainda outros dois estudos: um para traçar o perfil dos profissionais de odontologia e outro para entrevistar pacientes.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.