Quem é Svante Pääbo, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina 2022
Sueco sequenciou o genoma neandertal, descobriu o hominídeo de Denisova e originou a paleogenômica, ramo científico sobre informações genômicas em espécies extintas
O cientista sueco Svante Pääbo ganhou o Prêmio Nobel 2022 em Medicina, segundo anunciou nesta segunda-feira (3) a Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, na Suécia. O laureado levou 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,8 milhões) por suas descobertas sobre genomas de hominídeos extintos e evolução humana.
Pääbo sequenciou pela primeira vez o genoma do neandertal, um parente extinto dos Homo sapiens. Ele também descobriu o hominídeo de Denisova e demonstrou que a transferência de genes ocorreu dessa espécie encontrada na Sibéria para o homem moderno após a migração para fora da África, há cerca de 70 mil anos.
“Esse antigo fluxo de genes para os humanos atuais tem relevância fisiológica hoje, por exemplo, afetando como nosso sistema imunológico reage a infecções”, explica o comitê do prêmio Nobel, acrescentando que a pesquisa de Pääbo originou a paleogenômica, disciplina científica que reconstrói e analisa informações genômicas em espécies extintas.
Fascinado por hominídeos
Svante Pääbo nasceu em 20 de abril de 1955, em Estocolmo, na Suécia. De acordo com o jornal britânic The Guardian, desde cedo ele era fascinado pela história humana antiga e pela egiptologia. O laureado estudou o assunto, junto de história da ciência e russo, na Faculdade de Humanidades da Universidade de Uppsala, entre 1975 a 1981.
Veja mais no site da Revista Galileu