Especialista dá dicas sobre currículos e entrevistas de emprego
A primeira impressão é a que fica. Em um processo de seleção para estágio ou emprego, esta afirmação também é verdadeira. Para a coordenadora do Espaço Estágio Emprego (E3) da Faculdade Estácio Seama, Rosiane Cruz quem procura emprego precisa ter grande preocupação com a imagem que transmite ao responsável pela seleção. E essa primeira impressão é dada não pelo indivíduo, mas pelo currículo.
“O currículo é, muitas vezes, o primeiro contato que o empregador tem com o candidato. Ou seja, poderá ser um diferencial para quem recebe e seleciona o candidato no processo seletivo”, diz a especialista, que elenca algumas dicas: 1) reservar tempo suficiente para preparar o currículo; 2) seguir uma letra padrão e sem erros ortográficos e gramaticais; 3) procurar manter o currículo em uma folha, no máximo duas; 4) organizar as informações com dados pessoais atualizados, datas de empregos anteriores, informações acadêmicas, cursos e eventos de que participou; 5) indicar qual o objetivo e área que pretende atuar; e por último 6) não esquecer de pedir para outra pessoa revisar seu currículo, pois esta atitude em muitos casos, pode ajudar a encontrar erros que pode passar despercebido.
Uma vez chamado para uma entrevista, o candidato deve prestar atenção a outros detalhes. Para Rosiane, quatro passos são fundamentais: 1) ser pontual; 2) pesquisar sobre a empresa antes da entrevista; 3) vestir-se de forma adequada à empresa; e 4) entender o próprio currículo e estar preparado para perguntas sobre ele.
São dicas básicas, mas é justamente onde normalmente os candidato pecam. É preciso se colocar no lugar do empregador e se antecipar às dúvidas que ele provavelmente terá. Não se deve esquecer: o empregador quer saber por que deve contratar você e por que isso será positivo para a empresa dele. Se você demonstra, já no currículo e depois na entrevista, que se preocupa com os detalhes e com a correção das informações, já ganha pontos. E jamais mentir sobre experiência profissional ou habilidades.
Quem tem dúvidas, pode agendar atendimento no Espaço E3 para obter mais orientações sobre currículo e entrevistas. O bloghttp://e3blog.vagasestacio.com.br/ traz várias publicações com dicas sobre o assunto. Mais informações no telefone (96) 2101-5160.