Educa

Sesc Amapá recebe Mostra de Filmes do Cineasta Orson Welles

As exibições que circulam o país serão exibidas de 18 à 22 de julho no Cine Sesc e no Tribunal de Justiça do Amapá

Rafael Aleixo

O Sistema Fecomércio por meio do Sesc Amapá recebe a Mostra do cineasta Orson Welles que está percorrendo o Brasil e chega ao Amapá com 11 filmes para exibições no Cine Sesc. Neste ano, o Tribunal de Justiça do Amapá – TJAP, em parceria com o Serviço Social do Comércio também irá exibir as obras do artista.

A Mostra de cinema Mr. Faker – Orson Wellese a Autoria na Indústria do Cinema apresentam clássicos do cinema norte-americano como: Cidadão Kane, Soberba, O estranho, A dama de Shanghai, Macbeth, MR Arkadin-Grilhões do Passado, A marca da maldade, O processo, Falstaff – o toque da meia- noite, F.For Fake- Verdade e Mentiras e o Dom Quixote.

As produções de Orson Welles são reflexos da personalidade forte e provocadora do cineasta que aborda temáticas como: Traição, assassinato, inveja, inseguranças e crises de consciência.

As exibições acontecem de 18 a 22 de julho, a partir das 14h no Cine Sesc, localizado na unidade Sesc Araxá e a partir das 15h30 no Tribunal de Justiça do Amapá. A entrada em ambos os locais de exibição é gratuita.

Programação de exibições

Exibições Cine Sesc

18/07- Cidadão Kane- Duração 119 Min – Classificação: 14 anos

Dirigido por Orson Welles, o longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

19/07- Dom Quixote – Duração: 116 – Classificação:12 anos

Após a leitura de diversas historias épicas sobre grandes cavaleiros, Dom Quixote e seu servente Sancho Pança decidem desbravar as estradas da Espanha com Objetivo de proteger os mais fracos e realizar bons feitos. Adaptado da clássica obra de Miguel de Cevantes.

20/07-Falstaff – O toque da meia-noite – Duração: 98 min – Classificação: 14 anos

O decadente Sir Jonh Falstaff tem uma vida desregrada junto com seu amigo, o herdeiro do trono da Inglaterra, príncipe Hal( Futuro rei Henrique V). A amizade entre os dois é desaprovada pelo rei Henrique IV, que está próximo de seu leito de morte. O filme é inspirado na compilação de trechos da obra de Shakespeare.

21/07- O processo – Duração:107 min – Classificação: 14 anos

Adaptação do livro homônimo de Franz Fafka, o filme traz a historia de Josef K. que acorda de manhã com policiais dentro de seu quarto. Eles lhe dizem que ele é acusado de um crime, o qual ele não cometeu, mas nada lhe é explicado. Em vez de descobrir a razão da acusação de declarar inocência, ele tenta correr por fora do sistema judicial. Mas como em tudo o que faz ele não obtém êxito, K. se vê preso em um pesadelo tipicamente kafkaniano.

22/07-A Marca da Maldade – Duração: 95 min – Classificação: 12 anos

O Policial do departamento de narcóticos do México Ramon Miguel Vargas interrompe abruptamente sua lua de mel, em uma cidade na fronteira do México com os Estados Unidos, quando um empreiteiro norte- americano é assassinado com uma bomba colocada em seu carro. Vargas necessita investigar a fundo o caso, trabalhando com o corrupto capitão da policia norte- Americana Hank Quinlan.

22/07-O estranho – duração: 95 min – Classificação: 10 anos

Um investigador de crimes de guerra viaja aos Estados Unidos para encontrar um agente nazista, que está usando uma identidade falsa. Ele passa a desconfiar do professor universitário da cidade onde continua a investigação, o qual está noivo da filha de um juiz da suprema Corte.

Exibições no Tribunal de Justiça do Amapá

A Dama de Shanghai – Duração: 87 min – Classificação: Livre

Michel OHara é um marinheiro que ajuda a bela senhora Bannister em uma tentativa de assalto no parque. No dia seguinte, OHara é convidado por elas e seu marido para tripular uma viagem de iate que farão. Ao aceitar o convite, O`Hara acaba se desenvolvendo em uma trama de intrigas e assassinato.

F.FOR Fake – Verdades e Mentiras – duração 89min – Classificação:14 anos

Abordando as verdades e mentiras de diversos tipos de arte, nesse documentário livre, Orson Welles aborda Elmyr de Hory, um períto em falsificar pinturas famosas e Clifford Irving, escritor da fraudulenta biografia de Howard Hughes, considerada uma das maiores falsificações da década de 70.

Mr Arkadin- Duração: 93 Min – Classificação: 12 anos

É uma fábula sobre a inoscencia perdida. Reclamando de amnésia, o milionário Arkadin contrata o detetive Guy Von Straten para investigar seu passado. Quando a procura de Straten por todo mundo revela a sórdida origem da fortuna de Arkadin, testemunhas começam a morrer.

Soberba – Duração: 88min – Classificação: 12 anos

Indianápolis, final do século XIX. A família Amberson se revela relutante em acompanhar as transformações que a rodeiam. Uma mulher desperdiça sua vida ao deixar de se casar com sua grande paixão por dois motivos: o primeiro foi em razão de uma serenata na qual houve um pequeno acidente, que fez com que ela se sentisse ridícula e acabasse se casando com um homem que não amava. O segundo foi a interferência do único filho na vida da mãe. Quando este homem, agora viúvo assim como ela, tenta se reaproximar, o filho por pura estupidez bate a porta na sua cara.

Macbeth – Duração: 89 min – Classificação:12 anos

Macbeth é um nobre e ambicioso escocês. Três bruxas profetizam sua ascensão a duque e em seguida rei da Escócia. Quando se torna duque, crê na profecia e arma o assassinato do rei. Logo, torna-se cego pelo poder, o que o leva ao declínio.

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: