Rótulos de Alimentos Enganosos – 6 Cuidados a Tomar
Não é novidade que os alimentos processados possuem aditivos alimentares que podem ser prejudiciais para a nossa saúde, mas além disso, devemos ter cuidado ao escolher um produto só porque sua embalagem diz que ele é saudável.
Quando vamos ao supermercado, encontramos uma enorme variedade de produtos muito parecidos, mas feitos por empresas diferentes. E é essa concorrência que vai fazer com que as empresas tentem enganar os consumidores através da embalagem.
Por exemplo, muitos rótulos de alimentos vão dizer que aquele produto é livre de açúcar, mas ao olhar os ingredientes podemos nos dar conta de que ele contém adição de xarope de milho ou maltodextrina, nomenclaturas diferentes para substâncias com o mesmo efeito negativo do açúcar.
Pensando nisso, trazemos algumas dicas de como entender corretamente os rótulos de alimentos para que você não acredite em tudo o que está escrito ali.
Rótulos de alimentos enganosos
Não é novidade que o marketing é uma arma muito poderosa das empresas e pode nos fazer comprar coisas das quais não precisamos, entre outros milagres da publicidade.
Ao colocar em seus rótulos grandes letras indicando que este é um produto natural, com baixas calorias, zero de gordura, entre outras práticas já comuns no mundo do marketing de alimentos, muitas pessoas acreditam nestas mensagens e não procuram saber se aquilo é realmente verdade.
Um estudo recente feito pela Universidade de Brasília aponta que 19% dos rótulos de alimentos pesquisados se utilizam de imagens, símbolos e mensagens enganosas que pretendem induzir o cliente a comprar o seu produto.
Foram analisados 1789 rótulos de produtos de diversas empresas, pequenas e grandes, na intenção de encontrar contradições em suas embalagens, seja no texto, nas imagens ou nas informações nutricionais.
O critério utilizado para dizer se algum produto estava mentindo na embalagem foi seguir as especificações da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que é o órgão responsável pela regulamentação dos rótulos de alimentos no Brasil.
Leia mais em Mundo da Boa Forma
Por isso recomendamos que todas as embalagens possuam todas as informações requisitadas pelos órgãos competentes.