Enem 2021: 7 em cada 10 estudantes se sentem despreparados para o exame, diz pesquisa

Houve aumento no percentual de jovens que pensam em desistir do Enem neste ano

Uma pesquisa feita com estudantes com idades entre 15 e 29 anos, realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), aponta que maioria não se sente preparada para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Conforme o levantamento, houve aumento no percentual de estudantes que pensam em não fazer o exame desta edição. 

Dos 68 mil jovens ouvidos pela pesquisa, 6 em cada 10 estudantes (57%) pensaram em desistir da prova neste ano, enquanto em 2020 o percentual foi de 49%. Dos entrevistados, 7 em cada 10 jovens (74%) se sentem despreparados para fazer o Enem 2021. No contexto da pesquisa, esse número representa 74% dos opinantes. Esse índice mostra um aumento, em comparação com o ano passado, quando 56% dos jovens apontaram a mesma preocupação. 

Na edição mais recente do Enem, houve recorde de abstenção, em que 55,3% dos inscritos não compareceram para realizar a prova impressa e 71,3% não fizeram a versão digital.  

Para Marcos Barão, presidente do Conjuve, a adesão ao Enem revela como está o engajamento dos estudantes na pandemia, além disso, esses números mostram a “desilusão juvenil”. “O Enem é uma porta de sonho e esperança, uma etapa de transição da escola para a vida de jovem adulto. Se existia esperança de que em 2021 poderíamos retomar o “velho normal” ou conhecer um “novo normal”, o que estamos vivendo é uma situação cansativa, exaustiva, que aprofunda e agrava vulnerabilidades e violações de direitos”, afirma. 

O levantamento foi uma parceria da Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) com Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Mapa Educação, Porvir, Rede Conhecimento Social, Unesco e Visão Mundial. 

Sobre o Enem 2021

O Enem é considerado o maior vestibular o país, pois a partir da sua realização é possível ingressar no ensino superior através dos programas de incentivo educacional como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições para a prova serão iniciadas em 30 de junho. O valor é de R$ 85. As versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas, em 21 e 28 de novembro.

Confira o cronograma:

Inscrições: 30/6 a 14/7

Pagamento da inscrição: até 19/7

Pedido de atendimento especializado: 30/6 a 14/7

Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7

Provas: 21 e 28/11

* Com informações do G1 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.