Computador que venceu humanos no jogo Go está ainda mais inteligente
O sistema de Inteligência Artificial (IA) foi batizado de AlphaGo Zero e aprendeu sozinho em apenas alguns dias a dominar o jogo de tabuleiro chinês conhecido como “Go”.
Na quarta-feira (18) os fabricantes do computador que venceu os melhores jogadores de um jogo de tabuleiro de estratégia que exige intuição, informaram que o computador está ainda mais inteligente.
O jornal científico Nature relatou que a versão atual do AlphaGo é totalmente autoditada, o que é um passo extremamente importante em relação ao surgimento de máquinas com alcance de habilidades sobre-humanas, ou seja, sem nenhum auxilio humano.
O AlphaGo Zero venceu 100 partidas disputadas. O sistema de Inteligência Artificial (IA) foi batizado de AlphaGo Zero e aprendeu sozinho em apenas alguns dias a dominar o jogo de tabuleiro chinês conhecido como “Go”. O sistema inventou seus próprios movimentos originais para eclipsar toda a perspicácia que os humanos adquiriram no Go ao longo de milhares de anos.
Após três dias de autotreinamento, a máquina foi testada contra o AlphaGo, seu precursor que anteriormente venceu os principais campeões humanos.
Segundo o pesquisador principal do AlphaGo, Dvaid Silver “O AlphaGo Zero não só redescobriu os padrões e as aberturas comuns que os seres humanos tendem a jogar… ele acabou vencendo-os com preferência pelas suas próprias variantes que os humanos sequer conhecem nem jogam no momento”.
Jogado com pedras brancas e pretas em um tabuleiro, o jogo chinês já tem mais de 3.000 anos. Em março de 2016, o AlphaGo ganhou as manchetes mundiais com sua vitória por 4 a 1 sobre o campeão de Go Lee Se-Dol por 18 vezes.
Os especialistas na época disseram que a derrota de Lee mostrou que a IA estava progredindo mais rápido do que se pensava, que solicitaram normas para garantir que a IA permaneça sempre sob controle humano.
Veja mais no site Oficina da Net