AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Aldeias abrem as portas para o turismo e visitantes podem conhecer a rotina e cultura dos índios Pareci em MT

Aldeias indígenas em Campo Novo do Parecis, abriram espaço para o turismo e estão recebendo visitantes. Os turistas podem acompanhar a rotina dos indígenas e, algumas delas, participar dos rituais sagrados e danças culturais.

Atualmente, é possível conhecer cinco das 12 aldeias indígenas da região.

Os turistas também podem acampar nos locais, inclusive dormir em casas tradicionais dos indígenas da etnia Pareci.

Cachoeiras e cavernas localizadas nos municípios também podem ser exploradas pelos visitantes.

Histórias místicas, rituais de dança, canções tradicionais e pinturas corporais indígenas são alguns dos atrativos do roteiro de visita a cinco aldeias, localizadas em Campo Novo do Parecis e Sapezal.

O turista pode escolher as aldeias e a duração do passeio, que pode variar entre um e cinco dias.

Para visitar as aldeias, o turista precisa procurar agências de turismo da região, pois os passeios só podem ser realizados com autorização do cacique de cada uma delas.

A rota é uma das alternativas para quem deseja escapar da correria do dia a dia. Nas visitas, os turistas poderão vivenciar experiências e culturas da população indígena.

Além das visitas nas aldeias, o turista também poderá conhecer cachoeiras localizadas no município, sendo uma delas a cachoeira Salto Utiariti.

É proibido levar bebidas alcoólicas para o passeio e fazer fotografias e filmagens que sejam usadas para fins comerciais. No local também não há venda de alimentos.

Para aqueles que optarem pelo roteiro de dois a cinco dias, algumas aldeias oferecem área para acampamento. O turista poderá vivenciar a experiência de dormir dentro das casas tradicionais indígenas, chamadas de “hati”.

Veja mais no Cenário MT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: