Chineses criam tecnologia capaz de clonar sua voz de modo instantâneo
Sistema consegue identificar padrões e reproduzir qualquer tipo de frase ao “ouvir” apenas um minuto de voz real
Sabe aquela história de colocar palavras na boca dos outros? A empresa chinesa Baidu foi além e desenvolveu uma tecnologia capaz de clonar a voz de qualquer humano — para isso, é necessário um “banco de dados” com o registro de apenas um minuto de voz natural.
Esse tipo de ferramenta já foi estudada por companhias norte-americanas e canadenses, mas é a primeira vez que os pesquisadores conseguem reproduzir todos os padrões da voz humana de modo quase instantâneo. Ao recriar a voz de maneira digital, a tecnologia é capaz de “ler” qualquer tipo de texto inserido.
Apesar de ainda não soar de maneira completamente natural, os especialistas que tiveram a oportunidade de ouvir a voz digital afirmam que ela está cada vez mais parecida com o som emitido por humanos.
Saiba mais no site Galileu
Você precisa fazer log in para comentar.