Dicas de segurança para evitar que apps tenham acesso aos seus dados

Analisar permissões concedidas aos aplicativos pode aumentar a privacidade do usuário

Maria Dias, para o TechTudo

Casos recentes de aplicativos que acessam indevidamente a privacidade de seus usuários trouxeram à tona discussões sobre os melhores métodos de proteção de dados em dispositivos Android e iPhone (iOS). Semana passada, o FaceApp, aplicativo que se tornou viral por dar uma aparência mais velha nas fotos, teve sua política de privacidade questionada. Isso porque os termos de uso do serviço são vagos e dão margem para o uso livre das fotografias de seus usuários por parte da empresa. Outro escândalo recente de vazamento de dados envolveu o Facebook e a entrega de informações de usuários para a Cambridge Analytica, ação que pode ter influenciado as eleições presidenciais dos EUA em 2016.

Em meio a esse cenário, gigantes da tecnologia como o Google e a Apple anunciaram novas versões de seus sistemas operacionais que limitam o acesso de apps às informações dos usuários. No entanto, além das mudanças feitas pelas próprias plataformas no que diz respeito às políticas de privacidade, é importante que o usuário também saiba se proteger. Apesar de não haver ferramentas que alertam de forma explícita qual serviço está ultrapassando os limites nesse quesito, algumas ações podem ajudar a amenizar o quadro. O TechTudo reuniu abaixo algumas dicas de segurança para evitar que aplicativos tenham acesso indevido aos seus dados.

  1. Permissões de aplicativos
    Para aplicativos operarem em um dispositivo, é preciso que o usuário permita que ele tenha acesso a diversos dados, que variam de acordo com o serviço. Geralmente, é solicitada permissão para acessar localização, microfone, arquivos armazenados na galeria e até mesmo gerenciamento de chamadas telefônicas.

Veja mais no TechTudo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.