Nasa registra explosão de um cometa

Educa

Luiz Nogueira

A explosão foi capturada pelo satélite TESS, da Nasa
O satélite TESS, caçador de exoplanetas da Nasa, conseguiu capturar um vislumbre de uma “explosão de um cometa”, que é um evento cósmico no qual um cometa espontaneamente se consumiu em uma brilhante explosão.

O satélite capturou imagens em formato de “time lapse”, de acordo com um comunicado emitido pela Nasa. A filmagem apresenta imagens granuladas, mas é um vislumbre raro de um acontecimento que, segundo os astrônomos, pode finalmente ajudar a revelar o que causa as explosões misteriosas.

Nasa

Atualmente, existem duas teorias sobre o que pode causar a explosão de um cometa. Ambas estão relacionadas ao vapor da superfície do gelo que, ao impulsionar a rocha espacial, acaba entrando em combustão.

Embora ainda não se tenha certeza de qual teoria está certa, análises futuras podem usar como base os dados fornecidos nessa captura da Nasa.

Uma das possibilidades mais aceitas para esse fenômeno diz respeito ao momento no qual uma onda de calor atinge os pontos gelados e instáveis de um cometa, isso provocaria uma explosão repentina. Outra possibilidade é que, de repente, o gelo do cometa fica exposto, e é rapidamente vaporizado pelo Sol.

Veja mais no Olhar Digital

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.