Alimentação: Veja como aproveitar ao máximo os alimentos e seus nutrientes

Um alimento só deve ser congelado uma vez, após descongelar não deve voltar ao freezer

Evelin Azevedo

desperdício de alimentos é um problema que afeta o mundo inteiro. Todos os anos, cerca de 1.300 toneladas de comida, o que equivale a um terço de tudo o que é produzido para consumo humano, vai parar no lixo, segundo dados da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. A quantidade de comida jogada fora é quatro vezes maior do que a necessária para acabar com a fome no planeta.

— O brasileiro está colocando em seu prato mais comida do que precisa. Mas existem algumas estratégias para mudar isso, como não se servir com fome, pois irracionalmente você coloca mais comida no prato. Isso também serve para quando vamos fazer compras: com fome, o consumidor leva para casa muito mais alimentos do que precisa. Acabamos comprando um pouquinho de tudo e sempre alguma coisa é desperdiçada — alerta a nutricionista do BioMais, Ronimara Santos.

Para evitar que o consumidor seja seduzido pelos produtos das prateleiras, a nutricionista Haline Dalsgaard, do projeto online “Saúde no prato” recomenda que seja feita uma listinha dos itens que faltam na despensa e dá outras dicas:

— Ao comprar verduras, procure lavá-las e secá-las no dia da compra, antes de armazená-las em saquinhos ou potes, pois assim podem durar até dez dias. E, na hora de cozinhar, dê preferência aos alimentos que estão próximos do prazo da validade, para não ter que descartá-los.

Outra forma de não desperdiçar os alimentos é aproveitando todas as suas partes. Cascas, folhas e talos, também possuem nutrientes e podem ser usados em novas preparações.

— As sobras de arroz podem virar um bolinho, lasanha de arroz, arroz de forno ou risoto. As cascas de melão, melancia, abacaxi, jabuticaba, banana e laranja podem virar uma deliciosa geleia ou até mesmo um bolo — exemplifica a nutricionista Letícia Masulck, do BioMais.

Veja também:

MP denuncia 16 pessoas por homicídio doloso por tragédia de Brumadinho

Mais de 400 escolas são fechadas em Bangcoc devido à poluição do ar

Confira dicas da nutricionista:

1. Por quanto tempo podemos guardar um suco de fruta?
Para que todas as suas propriedades nutricionais sejam mantidas a recomendação é beber o suco na hora. No caso de sobras, para não haver desperdício, deve-se guardar o suco tampado na geladeira e consumir em até 24h.

2. Por quanto tempo uma caixa de leite pode ficar aberta?
Leites e derivados, depois de abertos, têm vida útil de 4 a 5 dias.

3. Quantas vezes podemos ferver o feijão?
Deixar o feijão já pronto e congelado é uma ótima solução. O mais recomendável é congelá-lo sem tempero e temperar na hora. Ele pode ficar congelado por aproximadamente um mês. O ideal, depois de congelado, é que ele seja fervido apenas mais uma vez.

Veja mais no iBahia

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.