Conheça a trajetória e história de vida do ativista Martin Luther King Jr.

Dia 17 de janeiro é feriado nacional nos Estados Unidos em homenagem ao norte-americano

Dia de Martin Luther King Jr. comemora-se nesta segunda-feira (17). A data foi instaurada como feriado nacional em 1983 por Ronald Regan, nos Estados Unidos, em homenagem ao ativista norte-americano.

King nasceu no dia 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta, na Geórgia.

Leia também: Atriz Jamie Auld, que interpretou Madonna em documentário, morre aos 26 anos

Conhecido mundialmente pela luta dos direitos políticos através da não-violência e desobediência civil, com base nas crenças cristãs e o ativismo não-violento de Mahatma Gandhi, formou-se em Teologia na Universidade de Boston e foi pastor batista, assim como o pai e o avô.

Em 1955 liderou o boicote aos ônibus de Montgomery e dois anos depois, foi um dos fundadores da Conferência da Liderança Cristã do Sul e a liderou em 1957 até sua morte, sendo o primeiro presidente.

A marcha mais importante que promoveu durante sua trajetória foi a “Marcha Sobre Washington”, na qual falou seu famoso discurso: “Eu Tenho um Sonho” aos pés do Memorial de Lincoln.

Leia também: Estação Livre fala sobre música brasileira com Luedji Luna e Jairo Malta

Em 1964, ganhou o Prêmio Nobel da Paz por combater o racismo nos Estados Unidos através da resistência não-violenta. King foi morto no dia 4 de abril de 1968 em Memphis, ao levar um tiro enquanto descansava na sacada de um hotel antes de uma marcha civil.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.