4 de fevereiro: Macapá completa 264 anos de existência com show de Nivito Guedes

  • Dia Mundial contra o Câncer [A Cúpula Mundial Contra o Câncer para o Novo Milênio, a Carta de Paris é assinada pelo Presidente da França, Jacques Chirac e pelo Diretor Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, dando início ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, que acontece em 4 de fevereiro de cada ano].

  • Fundação da Vila de São José de Macapá (1758), por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, Capitão General do Estado do Grão-Pará, em cuja presença foi erguido um pelourinho na Praça São Sebastião. Antes de se chamar Macapá, o local tinha o nome o de Adelantado de Nueva Andaluzia, uma concessão dada em 1544 ao navegador Francisco de Orellana pelo rei espanhol Carlos V. No final do século XIX, a região do Amapá foi contestada pela França, dando início a uma disputa diplomática que só se encerrou em 1º. de dezembro de 1900 com atuação brilhante da diplomacia brasileira através do Barão do Rio Branco. Em 1943 Getúlio Vargas cria o Território Federal do Amapá, sendo Macapá, posteriormente, escolhida como capital. Macapá é a única capital cortada pela linha do Equador e que se localiza no litoral do rio Amazonas.
  • Dia do Amigo do Facebook [Criação do Facebook (2004) uma mídia social e rede social virtual, é fundada por Mark Zuckerberg, atualmente um dos empresários mais ricos do mundo].
  • Nasce, em Portugal, o poeta Luís Vaz de Camões (1524), autor do poema épico “Os Lusíadas”, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. É o maior representante do Classicismo português. Sua vida foi cheia de aventuras em expedições, batalhas (perdeu o olho direito), viagens pela África, Marrocos, China, Índia e até sofreu prisões. O poema “Os Lusíadas” funde elementos épicos e líricos e sintetiza as principais marcas do Renascimento português: o humanismo e as expedições ultramarinas. Inspirado em A Eneida, de Virgílio, narra fatos heroicos da história de Portugal, em particular a descoberta do caminho marítimo para as Índias por Vasco da Gama. No poema, Camões mescla fatos da História Portuguesa a intrigas dos deuses gregos, que procuram ajudar ou atrapalhar o navegador. Luís Vaz de Camões morreu em Lisboa, Portugal, no dia 10 de junho 1580, em absoluta pobreza.

  • Morre, em Campinas, São Paulo, a escritora Hilda Hilst (04/02/2004). Hilda foi uma poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira. É considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. Explorando temas como divindade, insanidade e erotismo, produz uma obra multifacetada quanto ao gênero e à vertente literária. Embora seja por vezes vinculada ao modernismo, destaca-se pelo uso particular de modelos poéticos. Principais obras: Fluxo Floema; Cartas de um Sedutor; Tu não te moves de Ti; Alcoólicas; Bufólicas. Hilda nasceu em 21/04/1930 em Jaú, São Paulo.
  • Fundação do Jornal do Dia (1987), o 1º. diário do Amapá, por iniciativa de Júlio Pereira e seu irmão José Arcângelo. Antes disso, os jornais eram semanais ou mensais e quase todos eram impressos em Belém.

  • Dia de São Gilberto [Decano dos santos ingleses, foi fundador da única Ordem totalmente inglesa, tanto pela origem do seu nascimento quanto pela trajetória de sua vida sacerdotal (1083–1189)].
    ……………………………
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.