3 de março é dia mundial da audição

  • Dia Mundial da Audição [É uma campanha realizada anualmente pelo Escritório de Prevenção da Cegueira e Surdez. As atividades acontecem em todo o mundo no dia 3 de março – Resolução aprovada na 10ª reunião da 17ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde, em 31 de maio de 2017].

  • Dia Nacional da Igreja O Brasil Para Cristo – Lei nº 13.279, de 3 de maio de 2016 [Iniciada por Manoel de Mello e Silva (1929-1990), um trabalhador da construção civil que veio a São Paulo, oriundo de Pernambuco, converteu-se ao movimento evangélico na Assembleia de Deus e algum tempo depois aderiu à Cruzada Nacional de Evangelização, hoje nomeada Igreja do Evangelho Quadrangular. Foi ordenado ministro pela International Church of the Foursquare Gospel (Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular), igreja estadunidense que organizou os trabalhos missionários que fundaram a Igreja Quadrangular no Brasil. Em 1955, Manoel teria tido uma visão de Jesus Cristo, que ele próprio narra: “Em 1955 tive uma visão espiritual na qual o Senhor Jesus me apareceu e me deu ordens para começar, no Brasil, um movimento de reavivamento espiritual, evangelização e cura divina, e o Senhor Jesus mesmo deu-me o nome: ‘O Brasil Para Cristo’. Obedeci a ordem. Aleluia! Sem dúvida alguma começava no Brasil o maior movimento de evangelização e reavivamento espiritual de toda a América Latina”].

  • Dia Mundial da Vida Selvagem [Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Vida Selvagem é celebrado em 3 de março].

  • Dia do Corpo de Intendentes da Marinha [É o Corpo de Oficiais que gerenciam e conduzem as atividades de Administração, Abastecimento e Finanças nas Organizações Militares da Marinha. Em 3 de março de 1770, D. José I de Portugal e o seu primeiro-ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal, assinam, no Palácio da Ajuda, o alvará de criação do cargo de Intendente da Marinha e Armazéns Reais, ditando procedimentos para a administração fazendária da Capitania da Bahia, e definindo as atribuições das Juntas da Administração da Fazenda na mesma Capitania. O primeiro Intendente da Marinha foi Rodrigo da Costa de Almeida, que exercia o cargo de Provedor da Alfândega da Bahia].

  • Nasce, no Rio de Janeiro, o jogador de futebol Zico (Arthur Antunes Coimbra), em 03/03/1953. Zico é um dirigente, ex-treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como meio-campista, sendo considerado um dos melhores jogadores da história. Notabilizou-se como o líder da vitoriosa trajetória do Flamengo nas décadas de 1970 e 1980, com ápice nas conquistas da Taça Libertadores da América e da Copa Intercontinental (o mundial de clubes da época) pela equipe carioca, além dos títulos do Campeonato Brasileiro de 1980, 1982, 1983 e da Copa União de 1987 (um dos módulos do Campeonato Brasileiro daquele ano), e também pela Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986. É considerado por muitos especialistas, profissionais do esporte e, em especial, pelos torcedores do Flamengo, o maior jogador da história do clube, e um dos maiores futebolistas brasileiros desde Pelé, tendo ganhado a alcunha de Pelé Branco, com um total de 587 gols marcados em sua carreira].

  • Nasce Alexander Graham Bell, cientista, inventor e fonoaudiólogo britânico, nascido em Edimbugo, Reino Unido, em 03/03/1847, naturalizado norte-americano, fundador da Bell Telephone Company, a empresa protagonista dos primeiros passos da implantação do telefone como meio de comunicação de massas à escala internacional. Participou da inauguração da primeira linha transcontinental ligando Nova York a São Francisco, em 1915. As pesquisas de Bell tentando descobrir um meio de fazer com que os surdos escutassem, concebeu ao pesquisador a ideia de transmitir a palavra através de ondas elétricas. Em 1875, registrou a patente de um telégrafo. Em 1876, retornou para Boston e depois de seis meses de trabalho apresentou um aparelho rudimentar, que ele próprio se encarregaria de aperfeiçoar mais tarde. Estava inventado o telefone. Graham Bell começou uma complicada luta judicial sobre as questões da patente com o italiano Antonio Meucci. Nesse mesmo ano o telefone é apresentado em uma exposição na Filadélfia. Graham Bell faleceu em 2 de agosto de 1922, em Beinn Bhreagh Estate.

  • Morre Albert Bruce Sabin, em 03/03/1993, no MedStar Georgetown University Hospital (Washington, EUA). Albert Sabin foi um renomado pesquisador médico, sendo mais conhecido por ter desenvolvido a vacina oral para a poliomielite. Em 1960, após pesquisas conjuntas com cientistas de vários países, a vacina contra a poliomielite foi produzida oficialmente nos Estados Unidos. O doutor Albert Sabin tornou-se conhecido em todo o mundo, esteve diversas vezes no Brasil, ajudando no combate à poliomielite. Prova de sua popularidade são as dezenas e dezenas de escolas, hospitais, clínicas e instituições que trazem seu nome. Em uma de suas várias visitas ao Brasil, recebeu do governo brasileiro, em 1967, a Grã-Cruz do Mérito Nacional. Sabin nasceu em 26/08/1906, em Białystok, Polônia.

  • Morre em Paris, França, a escritora Marguerite Duras, em 03/03/1996, pseudônimo de Marguerite Donnadieu. Ela foi uma romancista, novelista, roteirista, poetisa, diretora de cinema e dramaturga francesa, sendo considerada uma das principais vozes femininas da literatura do Século XX na Europa. Marguerite Nasceu em 04/04/1914, em Gia Định province. É autora, dentre outros, dos livros: O Amante (1984); A Dor (1985); O Amante da China do Norte (1991).

  • Dia de São Marino [São Marino de Cesareia (m. 260) foi oficial do exército imperial romano, radicado em Cesareia na Palestina, e foi martirizado e decapitado por ser cristão].
    ……………………………………………
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.