Ultrassonografias voltam a ser realizadas no HCAL após dois meses suspensas

Cerca de mil exames de ultrassonografia deixaram de ser realizados no Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL) entre novembro e dezembro do ano de 2014, em razão da desativação do serviço. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) detectou o problema e de imediato providenciou a aquisição de um novo aparelho de ultrassonografia para o hospital.

Em média, são realizados cerca de 100 exames de ultrassonografia por dia, o equivalente a 670 exames semanais. O novo equipamento está funcionando desde a última segunda-feira, 12. Os exames são agendados dias de segunda e quarta-feira, das 8h às 11h. Para marcar o procedimento é exigido a apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e encaminhamento médico.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Joel Brito, destacou que muitos pacientes ficaram impedidos de fazer os exames de ultrassonografia ano passado. "A situação se agravou, segundo ele, a partir de novembro", inforou Joel.

Outra questão que levou a Sesa a instalar um novo equipamento no HCAL foi a baixa qualidade na resolução das imagens do aparelho antigo, que acabava comprometendo o diagnóstico do paciente. O novo equipamento é moderno e apresenta exames com imagens superiores as produzidas pelo equipamento antigo.

Segundo o diretor do Hospital Alberto Lima, médico-neurocirurgião Paulo André Couto Aragão, com o novo equipamento o hospital terá condições de atender tanto pacientes internados, quanto ambulatoriais encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde e dos municípios. O serviço dispõe de seis médicos ultrassonografistas e os exames são realizados nos horários da manhã e tarde.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.