AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

IJOMA, SESA e SEED integradas no combate ao câncer

Na manhã desta segunda-feira, 2, ocorreu a primeira reunião técnica entre o Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), Secretaria de Saúde do Estado (SESA), Secretaria de Mobilização e Inclusão (SIMS) e Unidade de Alta Complexidade (UNACON), onde, presidente do IJOMA, padre Paulo Roberto, dr. Roberto Maciel (chefe da UNACON), Eliete Borges (secretaria da SIMS) e técnicos discutiram uma forma de planejamento estratégico visando a integração das secretarias a fim de melhorar o atendimento ao paciente oncológico do Estado do Amapá.

Para padre Paulo Roberto, do IJOMA, o combate ao câncer deve iniciar na educação. “Trabalhar a educação, prevenção, socialização da informação e atendimento com uma visão holística é um desafio para a saúde do Amapá”, argumenta.

Essa é a primeira vez que há um questionamento sobre a saúde de forma holística, que muda o paradigma existente, do atendimento dogmático do paciente. Trabalha-se apenas o problema atual da pessoa. Não se pensa nas outras questões. “Tem que se tratar como um todo, saúde, social, educação, etc. Para que se tenha um perfil do paciente atendido”, complementa padre Paulo.

Na reunião, discutiu-se também a implantação da Rede Oncológica no Estado, que atenderá a população com esta nova estratégia.

Segundo Roberto Maciel, da UNACON, diversos projetos para melhoria do atendimento naquela casa de saúde já foram desenvolvidos e apresentados a gestores. Entretanto, não saíram do papel. “Falta vontade política, vontade de fazer a coisa acontecer. A UNACON atende hoje, cerca de 1.700 consultas ambulatórias por mês. Estamos com o espaço pequeno, temos que ampliar”, disse.

A ideia é trabalhar com cursos, seminários, melhoria da UNACON, prevenção, promoção e outros, para avaliar e traçar um perfil do paciente com câncer do Estado do Amapá.

Ficou decidido que todos os participantes pontuem questões para melhoria da saúde em relação ao combate ao câncer e tratamento, a serem apresentadas na próxima segunda-feira, 9. Quando de fato, inicia-se a ação na implantação da rede oncológica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: