Prefeitura de Macapá realiza Dia “D” de Combate à Dengue e Febre Chikungunya

Na manhã do último sábado, 07, a Prefeitura de Macapá realizou o Dia “D” de Combate à Dengue e Febre Chikungunya, evento que ocorreu simultaneamente em todo o país. A ação, que envolveu 50 agentes de endemias, foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e teve como objetivo sensibilizar a população quanto à colaboração no combate ao mosquito Aedes aegypti.

As equipes se distribuíram em três pontos estratégicos do centro de Macapá (Praça da Bandeira, Cândido Mendes e Feliciano Coelho) para distribuição de material informativo de ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. “O Dia ‘D’ é para sensibilizar a população de que ela tem tanta responsabilidade no combate ao Aedes quanto o poder público. Hoje encontramos a maior parte dos criadouros nas residências, nos vasos de plantas, garrafas plásticas, pneus e reservatórios de água descobertos”, reforçou o coordenador da Vigilância Ambiental, Josean Silva.

O frentista Alberto Santos de Carvalho mora em uma área de ponte, no bairro Cuba de Asfalto, e sabe quanto o lixo jogado pelos próprios moradores traz prejuízos à saúde. “Na minha casa eu e minhas duas filhas já pegamos dengue. Por isso, acho importante levar um pouco de consciência pra essas pessoas que continuam jogando lixo pela janela sem se preocupar que doenças podem causar”, disse Alberto.

De acordo com os relatórios do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) realizados em 2014, houve uma redução de 74,31% dos casos de dengue em Macapá comparados com 2013.

Jamile Moreira/Asscom Semsa

Fotos: Marcelo Corrêa

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.