Banco de Leite Humano do Amapá possui dois postos de coleta que garantem assistência ao público

O Banco de Leite Humano (BLH) do Amapá – anexo do Hospital Maternidade Mãe Luzia (HMML) – possui mais dois postos de coleta do alimento materno, na capital. Um dos postos fica localizado no Hospital Estadual de Santana e o outro no Hospital São Camilo e São Luís.

Os postos de coleta de leite humano amparam as mães e as crianças que são atendidas por essas casas de saúde. O excedente do leite captado vai para o BLH, passa pelo processo de pasteurização e retorna para esses hospitais de acordo com a demanda.

As mães que possuem qualificação para serem doadoras de leite humano também podem realizar o procedimento nos locais de coleta. “Os postos servem para amparar as mães internadas e fazer a coleta do leite excedente das mães que têm problemas com as mamas. Os pontos só não fazem o procedimento da pasteurização, pois não possuem um laboratório como o BLH tem”, explicou a farmacêutica bioquímica do BLH, Flávia Patriny Santos.

Ela explicou, ainda, que o posto de coleta de leite humano do Hospital de Santana faz o atendimento externo e interno, e o Hospital São Camilo e São Luís supre a necessidade do recém-nascido que está internado no local. “O bebê que se alimenta com o leite da própria mãe, mesmo que seja retirado da mama da mãe, se recupera muito mais rápido”, disse Flávia reafirmando a importância do leite materno.

Suporte do BLH na rede de saúde

O BLH também faz o encaminhamento do leite humano para outras unidades de saúde do Estado quando há necessidade e demanda. “A mãe do bebê que está internado na UTI e este não pode sugar o seio da mãe, deve procurar o BLH para fazer a retirada do leite – com toda a higiene e conduta necessárias- para retornar com ‘leite cru’, sem ter passado por nenhum preparo ou processo. Isso garante o leite da mãe do bebê para ele mesmo”, finalizou Flávia.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.