Oposição na Venezuela diz já ter a maioria absoluta dos deputados
A oposição diz que uma de suas primeiras medidas será a anistia para os 75 presos políticos, entre eles, Leopoldo López, que foi condenado.
Tonico Ferreira
Caracas, Venezuela
Caracas, Venezuela
A oposição na Venezuela diz ter chegado a dois terços dos deputados na Assembleia Nacional, o que daria aos que enfrentaram o chavismo a possibilidade até de mudar a Constituição. Mas não há confirmação pela Comissão Nacional Eleitoral.
A vitória por larga margem não foi totalmente assimilada pelo governo. O presidente Nicolás Maduro teve a humildade de reconhecer a derrota, mas voltou a procurar inimigos para o fracasso econômico de seu governo. Ele disse que, “na Venezuela, o que triunfou circunstancialmente foi a contra-revolução”.
Com esse espíirito, como Maduro irá reagir às decisões da nova assembleia? A oposição diz que uma de suas primeiras medidas será a anistia para os 75 presos políticos, entre eles, Leopoldo Lópes, condenado a mais de 13 anos de prisão, acusado de incitar a violência nos protestos de 2014.
Os novos deputados terão poder de desmontar aos poucos o Estado chavista, o que dificilmente será aceito pelo aparato governamental montado desde o início da era Hugo Chávez.
Com a vitória de domingo (6), a polarização política da sociedade venezuelana subiu para um outro patamar, com cada uma das forças em jogo dominando um dos poderes da nação. Isso pode ser bom se houver um acordo, já que nenhuma das partes tem força suficiente para governar sozinha, mas existe o risco do confronto. Uma tradição da política neste país.