Mais Médicos no Amapá: das 76 vagas, 34 foram confirmadas após 2ª etapa

Das 76 vagas oferecidas pelo programa Mais Médico para os 16 municípios amapaenses, até o encerramento do prazo para apresentação nos municípios, terça-feira, 18, somente 34 se apresentaram confirmando atuação. O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AP), Marcel Menezes, afirma que a situação é preocupante, principalmente para moradores de comunidade mais distantes e áreas indígenas, mas que aguarda o término de todos os prazos dados pelo Ministério da Saúde (MS), para avaliar o caso de cada município.

Laranjal do Jari, Itaubal, Vitória do Jari, Cutias, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Calçoene, ainda não conseguiram preencher as vagas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que têm apenas enfermeiros em seu quadro de profissionais para atendimento. Laranjal e Calçoene têm hospitais públicos estaduais, e a população de Ferreira Gomes é atendida em Porto Grande, município vizinho, porém o atendimento básico, feito nas Unidades, está prejudicado com a falta de médicos. “Nas sedes dos municípios os hospitais estaduais ainda atendem o básico, mesmo de maneira precária, mas nos distritos e comunidades de difícil acesso, a situação é crítica”, disse o presidente, que é secretário em Laranjal do Jari.

Após o encerramento do convênio do Governo Federal com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPA), o MS abriu em 20 de novembro, as inscrições para profissionais assumirem funções através do Mais Médico. No Amapá, nesta primeira fase, dos 16 municípios, 9 ficaram sem médicos nas UBS, e das 76 vagas, 27 foram preenchidas. Com a baixa procura para localidades e municípios distantes e para terras indígenas, iniciou a segunda etapa em todo o Brasil no dia 11 de dezembro, que após prorrogação, encerrou dia 18. A próxima etapa, após o balanço, inicia dia 20.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Macapá (SEMSA), o MS informou que estão confirmados dois médicos para assumirem as vagas previstas o distrito de Bailique, e aguardam apenas a apresentação dos profissionais.

MUNICÍPIOVAGASCONFIRMADOS
Macapá 097 (Falta confirmação da apresentação de dois médicos para o Bailique)
Itaubal 0100
Pracuúba 0101
Vitória do Jari 0300
Pedra Branca 0100
Serra do Navio 0101
Ferreira Gomes 0100
Porto Grande 0401
Calçoene 0100
Amapá 0101
Cutias 0200
Santana 2113
Mazagão 0604
Oiapoque 0605
Tartarugalzinho 0301
Laranjal do Jari 0600
Terras Indígenas 0900
TOTAL76 34

Mariléia Maciel

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.