Enfim, teremos a primeira caminhada espacial feminina

George Dvorsky

As astronautas da NASA Anne McClain e Christina Koch farão história em 29 de março ao se tornarem as primeiras mulheres a comporem uma equipe completamente feminina a realizar uma caminhada espacial, que elas farão do lado de fora da Estação Espacial Internacional.

Em 25 de julho de 1984, a cosmonauta soviética Svetlana Savitskaya se tornou a primeira mulher a participar de uma caminhada espacial. Agora, quase 35 anos depois, mais um capítulo da história será escrito. Neste mês, as astronautas da NASA Anne McClain e Christina Koch serão as protagonistas deste episódio, de acordo com o repórter Gianluca Mezzofiore, da CNN, que confirmou a veracidade da informação com a agência espacial.

Kristen Facciol, da Agência Espacial Canadense, irá fornecer o suporte terrestre necessário a partir do Centro Espacial Johnson, da NASA, em Houston. A julgar por seus tuítes, dá para dizer que Facciol está compreensivelmente animada.

Das cerca de 500 pessoas que já estiveram no espaço, menos de 11% são mulheres. Todas as caminhadas espaciais até hoje envolveram ou equipes compostas exclusivamente por homens ou equipes envolvendo homens e mulheres, segundo o Guardian. Dizer que uma caminhada espacial completamente feminina já deveria ter sido feita há muito tempo seria um grande eufemismo.

“Não foi orquestrado para ser assim; essas caminhadas espaciais foram inicialmente marcadas para acontecer no outono (norte-americano)”, disse um porta-voz da NASA à CNN. “Além das duas caminhantes espaciais, a diretora de voo principal é Mary Lawrence, e Jackie Kagey (também uma mulher) é a controladora de voo principal de atividade extraveicular (caminhada espacial).”

A cobertura televisiva da NASA para a caminhada espacial de 29 de março está marcada para começar às 8h30, horário de Brasília, e deverá durar cerca de sete horas. O propósito da caminhada espacial é substituir baterias que foram instaladas no verão norte-americano passado, segundo o Guardian. Para McClain e Koch, ambas selecionadas para serem astronautas em 2013, será sua primeira caminhada espacial.

McClain está atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional como membro da tripulação Expedição 58, que chegou em dezembro de 2018. Esse é seu primeiro período de trabalho no espaço. Já Koch deverá servir como engenheira da voo para as futuras Expedição 59 e Expedição 60, com a primeira programada para ser lançada em 14 de março. Koch será acompanhada pelo astronauta da NASA Nick Hague e pelo cosmonauta russo Aleksei Ovchinin.

Se esses dois nomes soam familiares para você, provavelmente você está pensando na falha de lançamento do Soyuz em outubro de 2018, quando Hague e Ovchinin tiveram que fazer um pouso com paraquedas de emergência depois de um problema no foguete. Torçamos por um resultado melhor desta vez.

[CNN, The Guardian]

Via GizModo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.