Dia da Amazônia: Macapá já recebeu mais de 230 mil mudas de árvores e plantas ornamentais

Nesta quinta-feira, 5, é comemorado o Dia da Amazônia, e o Município de Macapá tem trabalhado para manter a arborização da capital. Durante a gestão do prefeito Clécio Luís, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) plantou cerca de 200 mil mudas de plantas ornamentais e 8 mil de árvores. Também foram doadas mais de 25 mil mudas de árvores frutíferas à população.

Desde 2016, a Prefeitura de Macapá tem trabalhado no paisagismo de rotatórias e canteiros centrais da cidade. “Fizemos um trabalho intenso de recuperação desses locais. Muitos serviam como ponto para acúmulo de lixo. Então, recuperamos a terra, colocamos gramas e fizemos o paisagismo com espécies ornamentais, trazendo mais vida e transformando esses espaços”, comenta o titular da Semam, Marcio Pimentel.

No ano de 2017 foi implantado em Macapá o Plano de Arborização Urbana, quando foi dado início aos trabalhos de melhoria da arborização da cidade. O plano orienta sobre quais espécies são adequadas para o plantio em área urbana, além de orientação para poda e cultivo. 

Bairros como Congós, Ipê, Amazonas, Centro, Buritizal, Jardim Felicidade, Brasil Novo, Santa Rita, Pedrinhas, Jardim Marco Zero, entre outros, receberam mudas de oitis, moringa e ipês amarelos e roxos, e doação de árvores frutíferas como caju, ingá e cupuaçu. Como Macapá é uma das capitais com maior volume de área verde, em 2017 sediou o XXI Encontro Brasileiro de Arborização Urbana, onde foi debatida a importância da preservação da natureza e o não mutilamento de árvores da cidade.

Os interessados em adquirir mudas devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Av. Raimundo Álvares da Costa, nº 2800, bairro Santa Rita.

 

Aline Brito

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.