Dia da Amazônia: Macapá já recebeu mais de 230 mil mudas de árvores e plantas ornamentais

Educa

Nesta quinta-feira, 5, é comemorado o Dia da Amazônia, e o Município de Macapá tem trabalhado para manter a arborização da capital. Durante a gestão do prefeito Clécio Luís, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) plantou cerca de 200 mil mudas de plantas ornamentais e 8 mil de árvores. Também foram doadas mais de 25 mil mudas de árvores frutíferas à população.

Desde 2016, a Prefeitura de Macapá tem trabalhado no paisagismo de rotatórias e canteiros centrais da cidade. “Fizemos um trabalho intenso de recuperação desses locais. Muitos serviam como ponto para acúmulo de lixo. Então, recuperamos a terra, colocamos gramas e fizemos o paisagismo com espécies ornamentais, trazendo mais vida e transformando esses espaços”, comenta o titular da Semam, Marcio Pimentel.

No ano de 2017 foi implantado em Macapá o Plano de Arborização Urbana, quando foi dado início aos trabalhos de melhoria da arborização da cidade. O plano orienta sobre quais espécies são adequadas para o plantio em área urbana, além de orientação para poda e cultivo. 

Bairros como Congós, Ipê, Amazonas, Centro, Buritizal, Jardim Felicidade, Brasil Novo, Santa Rita, Pedrinhas, Jardim Marco Zero, entre outros, receberam mudas de oitis, moringa e ipês amarelos e roxos, e doação de árvores frutíferas como caju, ingá e cupuaçu. Como Macapá é uma das capitais com maior volume de área verde, em 2017 sediou o XXI Encontro Brasileiro de Arborização Urbana, onde foi debatida a importância da preservação da natureza e o não mutilamento de árvores da cidade.

Os interessados em adquirir mudas devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Av. Raimundo Álvares da Costa, nº 2800, bairro Santa Rita.

 

Aline Brito

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.