Suprema Corte dos EUA mantém programa de proteção a imigrantes

Decisão contraria política imigratória de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs um grande revés às políticas imigratórias rigorosas do presidente Donald Trump, nesta quinta-feira (18), ao rejeitar a tentativa do governo de encerrar um programa que protege da deportação centenas de milhares de imigrantes que entraram no país ilegalmente na infância.

Por 5 votos a 4, os juízes mantiveram os vereditos de instâncias inferiores segundo os quais a decisão de 2017 de Trump de rescindir o programa Ação Adiada para a Chegada de Crianças (Daca), criado em 2012 por seu antecessor democrata Barack Obama, foi ilegal.

Veja também:

Amapá tem 18.618 casos confirmados, 10.707 em análise laboratorial, 8.528 pessoas recuperadas e 338 óbitos

Orientações sobre denúncias de fraudes no Auxílio Emergencial

Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, é preso no interior de SP

O juiz conservador John Roberts seguiu os quatro liberais do tribunal ao decidir que as ações do governo foram “arbitrárias e caprichosas” em vista de uma lei federal chamada Lei de Procedimento Administrativo.

O veredito significa que os cerca de 649 mil imigrantes, a maioria jovens adultos hispânicos nascidos no México e em outros países latino-americanos, atualmente registrados no Daca continuarão protegidos da deportação e poderão obter vistos de trabalho de dois anos renováveis.

O parecer não impede Trump de tentar acabar com o programa novamente, mas é improvável que seu governo encerre o Daca antes da eleição de 3 de novembro, na qual Trump busca um segundo mandato de quatro anos.

Reuters

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.