27 de janeiro é dia de lembrar os tempos tenebrosos do holocausto
- Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Nesta data, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, foram libertados os prisioneiros de Auschwitz, o maior campo de extermínio nazista.
- Dia Internacional do Conservador e Restaurador de Obras de Arte.
- Dia dos Oradores.
- Elevação do Brasil a Vice-Reino (1763), e término do Governo-Geral, com a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro.
- Adolf Hitler é nomeado chanceler da Alemanha (27/01/1933) pelo presidente Paul von Hindenburg, tornando-se líder (führer) do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores (Partido Nazista). Orador carismático, Hitler canalizou o descontentamento popular com a república de Weimar em apoio ao Partido Nazista. Seu plano, abraçado por grande parte da população, era o de tornar o país unificado e poderoso, sob o comando de um partido único. Hitler deu início, imediatamente, a uma rápida expansão das polícias estatais, da Gestapo e nomeou Hermann Goering para comandar as forças de segurança, compostas inteiramente por nazistas e dedicadas a erradicar qualquer oposição ao partido.
- Nasce, a 27/01/1832, em Daresbury, na Inglaterra, o escritor, poeta e matemático Lewis Caroll (Charles Lutwidge Dodgson), que ficou mundialmente famoso como autor do livro “Alice no País das Maravilhas”. A história do livro teve origem em 1862, quando Carroll passeava de barco no rio Tâmisa com Alice Pleasance Liddell, com 10 anos na época, e suas duas irmãs. Durante o trajeto, ele começou a contar uma história sobre uma menina chamada Alice que viajava a um mundo fantástico após cair numa toca de um coelho. Lewis Carroll morreu no dia 14 de janeiro de 1898, na cidade de Guildford, na Inglaterra.
- Nasce o gênio da música Wolfgang Amadeus Mozart em 27/01/1756 na cidade de Salzburg, na Áustria, um dos maiores compositores da história da música clássica. Tanto Mozart quanto sua irmã mais velha, Maria Anna (1751-1829), foram prodígios. Aos cinco anos, ele começou a compor e fez sua primeira apresentação pública. Apesar de seu sucesso, ele sempre estava sem dinheiro, possivelmente por causa de dívidas com o jogo e pela preferência por roupas caras. Com isso, pedia bastante dinheiro emprestado aos amigos. Sua morte prematura, no dia 5 de dezembro de 1791, aos 35 anos, em Viena, pode ter sido resultado de uma infecção renal. Nenhum outro compositor deixou um legado tão grande como Mozart em tão pouco tempo de vida.
- Nasce, em Itaboraí, no Rio de Janeiro, o ator, encenador e empresário teatral João Caetano dos Santos (27/01/1808). Considerado o “pai do teatro brasileiro”, João Caetano foi o primeiro ator brasileiro a interpretar papéis shakespearianos. Ele morreu no dia 24 de agosto de 1863, no Rio de Janeiro.
- Morre, no Rio de Janeiro, o advogado, diplomata e político gaúcho Osvaldo Euclides de Sousa Aranha (27/01/1960). Osvaldo Aranha nasceu a 15 de fevereiro de 1894, em Alegrete, Rio Grande do Sul. Ganhou destaque nacional em 1930 sob o governo de Getúlio Vargas. É conhecido na política internacional por fazer lobby pela criação do Estado de Israel como chefe da delegação brasileira à Organização das Nações Unidas (ONU) e presidente da Assembleia Geral da ONU em 1947. Como chefe da delegação brasileira, foi presidente da primeira sessão especial da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1947 durante a votação da UNGA 181, sobre o plano de partição das Nações Unidas para a Palestina, no qual adiou a votação por três dias para garantir sua aprovação. Por seus esforços na situação palestina, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 1948.
- Morre, no Rio de Janeiro, o poeta acriano J. G. de Araújo Jorge (José Guilherme de Araújo Jorge), em 27/01/1987. Nascido a 20 de maio de 1914, em Tarauacá, Acre, foi conhecido como o Poeta do Povo e da Mocidade, pela sua m…