Pelo menos 20 morrem na Argentina após consumo de droga adulterada

Vítimas foram internadas em oito hospitais de Buenos Aires

Pelo menos 20 pessoas morreram e 74 foram hospitalizadas em subúrbio de Buenos Aires, após intoxicação causada por cocaína adulterada, informaram autoridades.

Um porta-voz do governo provincial de Buenos Aires disse que o número inicial de 12 mortos e cerca de 50 hospitalizados aumentou durante a noite, com vítimas internadas em oito hospitais da cidade.

As autoridades lançaram apelo urgente, pelos meios de comunicação social, nesta quarta-feira (2) à tarde. “Aqueles que compraram drogas nas últimas 24 horas devem jogá-las fora”, disse o ministro da Segurança de Buenos Aires, Sergio Berni. As autoridades tentam localizar a substância tóxica para retirá-la de circulação.

Foram realizadas operações policiais no subúrbio de Loma Hermosa, a noroeste da capital, e cerca de 12 pessoas foram detidas, de acordo com o ministro.

Ele disse que sacos de cocaína foram apreendidos. A droga cortada está sendo analisada em laboratório em La Plata.

O alerta foi feito ontem de manhã, quando várias mortes e hospitalizações por intoxicação, de diferentes graus de gravidade, ocorreram em três hospitais nos subúrbios de Hurlingham, Tres de Febrero e San Martin, em Buenos Aires. Vários hospitalizados disseram aos médicos que tinham usado cocaína juntos.

As vítimas, incluindo vários homens na faixa de 30 a 40 anos, teriam sofrido violentas convulsões e súbitos ataques cardíacos, de acordo com relatórios médicos citados por vários meios de comunicação social. “Há um componente importante que ataca o sistema nervoso central”, disse Berni.

RTP – Rádio e Televisão de Portugal

Veja mais no site da EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.