Atendimentos na farmácia do Iepa serão readequados
Terça-feira, 13 de janeiro de 2015
Atendimentos na farmácia do Iepa serão readequados
O motivo do contingenciamento é a falta de embalagens em estoque.
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), comunica que haverá readequação no horário de funcionamento e na venda de produtos da farmácia. Para garantir o atendimento à população, a direção do Iepa tomou medidas de controle de saída de medicamentos e cosméticos. O motivo desse contingenciamento é a baixa quantidade de embalagens no estoque.
De acordo com o levantamento feito no início da gestão, três tipos de embalagens estão com poucas unidades. São frascos para tintura, colutório e shampoo que são indispensáveis para 17 produtos oferecidos na farmácia, num total de 32 medicamentos hoje disponíveis.
Dos pedidos feitos entre 2013 e 2014 para colutório, apenas 4,5 mil unidades, das 19 mil solicitadas, foram entregues.O relatório aponta que entre os pedidos feitos entre 2013 e 2014 para colutório, apenas 4,5 mil unidades, das 19 mil solicitadas, foram entregues. Entre os frascos para tintura cerca de 10 mil embalagens estão em falta. Já para shampoo o problema é ainda maior, pois das 5 mil unidades descritas na Ata de Registro de Preço, nenhuma foi enviada ao Iepa.
Como forma de continuar as vendas sem prejudicar a população, a direção do Iepa vai realizar atendimentos na farmácia apenas em um expediente. Além disso, os clientes só poderão comprar uma unidade cada produto. Essas alterações são por período temporário até a abertura do orçamento para aquisição de novas embalagens.
Conhecida pela fabricação de medicamentos homeopáticos naturais, a farmácia do Instituto de Pesquisas do Amapá produz remédios provenientes de 33 plantas medicinais usadas no tratamento de doenças, como asma, bronquite, entre outras.