AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Biblioteca da Sema disponibiliza grande acervo ao público

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) abriga um dos mais impressionantes acervos literários do Estado. Composta por mais de 12 mil livros e periódicos, a biblioteca, ainda desconhecida do grande público, é especializada em meio ambiente mas também possui livros de outras áreas do conhecimento.

De acordo com Rosa Dalva, gerente da biblioteca, o local atende desde o público infantil até pós-doutores, além de compreender também um memorial e acervo em vídeo para exposições didáticas. "Nós temos um acervo especializado em meio ambiente e também outras obras para atender alunos do ensino médio que queiram se preparar para concursos e vestibulares. A nossa entrada é franca e funcionamos até às 18h", acrescentou Rosa Dalva.

A biblioteca da Sema ainda tem fundamental importância para a disseminação literária pelo Estado, pois atende municípios em todo o Amapá montando mini bibliotecas e capacitando os funcionários para trabalhar nelas. "As prefeituras fazem a solicitação para a Sema e cedem o local e os funcionários que trabalharão no local. A partir daí nós entramos com o acervo e a capacitação dos funcionários para atender o público e tratar da biblioteca", informou a gerente. Já são mais de 21 mini bibliotecas espalhadas pelos municípios amapaenses.

Além disso, a equipe da biblioteca é regularmente convocada para ministrar palestras em municípios do interior do Amapá e em faculdades que possuem cursos voltados para o meio ambiente.

Rosa segue falando que a biblioteca começou a ser montada para atender exclusivamente os funcionários da Sema, mas como a demanda foi crescendo estre os especialistas da área ambiental, o acervo foi aberto a pesquisadores e entusiastas de fora da secretaria.

Atualmente a biblioteca ainda possui um estande fixo na Expofeira Agropecuária do Amapá, para onde leva alguns de seus livros e ministra oficinas relacionadas ao meio ambiente.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: