Associação dos Autistas no Amapá inicia atendimentos a 100 crianças nesta segunda (2)

O Centro de Atendimento da AMA retorna as atividades com acompanhamento especializado e gratuito a crianças, jovens e adultos com autismo, na faixa etária entre 2 e 26 anos

Denyse Quintas

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA-AP) inicia os atendimentos nesta segunda-feira (2), e recebe 100 pessoas autistas, sendo 27 meninas com idade de 3 a 26 anos, e 73 meninos, com idade de 2 a 18 anos. Atualmente a AMA possui 24 funcionários, entre eles, profissionais com formação em pedagogia, assistência social, psicologia, fisioterapia, educação física e fonaudiologia.

A AMA conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Socioambiental para aplicar o Método Teacch (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children), em português significa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação.

De acordo com a presidente da AMA, Jani Betânia, a comunicação com a pessoa com autismo é praticada com o uso de trocas de figuras, intitulado PECS (Picture Exchange Communication System), atividade física e estimulação sensorial.

Projeto

O Projeto Autismo e a Educação Estruturada da AMA é desenvolvido na área de educação, no atendimento clínico terapêutico e no processo de inclusão digital, também promove a capacitação profissional para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. “O avanço no atendimento dos autistas é possível se houver investimentos em capacitação adequada, estruturação de um local para atendimentos terapêuticos, para que sejam promovidos a melhoria na qualidade de vida da pessoa autista”, finaliza a presidente da AMA-AP, Jani Betânia.

[https://plus.google.com/photos/+ChicoTerraap/yearinphotos2014?authkey=CLmz3uDVwO2D5gE]

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.