AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Apresentações de espetáculos da Semana Santa iniciam nesta quinta-feira

Mais de 1.200 pessoas participam das encenações que vão ocorrer em cinco municípios do Estado.

As apresentações dos grupos teatrais, selecionados no Edital de Chamada Pública da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), iniciam-se nesta quinta-feira, 2, e se encerram no dia 28. Serão 30 apresentações contando a história da morte e ressureição de Jesus Cristo em diversos locais de Macapá e do interior do Estado.

A Governo do Estado do Amapá garantiu R$ 160 mil para a realização dos espetáculos. O dinheiro é destinado ao pagamento dos custos com figurino, estrutura e cachê para os atores que trabalham nas peças.

A novidade este ano foi o edital para a escolha dos grupos. "O edital além de ser um processo democrático e transparente, também garantiu a participação de grupos do interior", afirmou o secretário de Estado da Cultura, Disney Silva.

Um dos contemplados foi o grupo teatral Turma do Nescau, do município de Pedra Branca do Amapari, que apresenta o espetáculo O Mensageiro da Paz. Para o coordenador do grupo, Fábio Souza, o edital deu oportunidade de participação aos pequenos grupos.
"Os interiores são desprovidos de incentivos para a cultura. Com o edital podemos participar do processo de escolha, principalmente, pela garantia de beneficiar grupos do interior", disse.

Outro município que também recebeu apoio foi Santana. O grupo Estrela Santanense vai apresentar, pela quarta vez, a peça Jesus do Mártir à Ressureição. "Nossa comunidade é carente de cultura e, quando temos esses eventos, percebemos a alegria dos moradores. É muito gratificante", afirmou o coordenador do grupo, Henrique Miranda.

Mais de 1.200 pessoas vão participar das encenações. Há 15 anos apresentando o espetáculo Via Sacra Cristo Cordeiro, no bairro Pacoval, a Associação Cultural Semente Nova espera um grande público. "Trabalhamos durante dois meses para apresentar o espetáculo, esperamos cerca de duas mil pessoas para prestigiar o evento", disse o coordenador do grupo, Naldo Silva.

As encenações vão ocorrer durante o mês de abril em Macapá, Santana, Vitória do Jari, Pedra branca e Calçoene. Uma equipe da Secult vai acompanhar todas as apresentações para fiscalizar a execução dos projetos. Confira, aqui, a programação mais próxima da sua casa.

Veja aqui a programação completa.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: