AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Das lutas históricas para ser Brasil às descobertas arqueológicas em Calçoene.

No episódio 5, o Repórter da Amazônia revela a história de um estado que lutou para ser Brasil. Durante quase 300 anos, as terras entre os rios Araguari e Oiapoque , onde hoje se localiza a maior parte do Amapá, foram motivo de litígio entre Brasil e França. Depois de muitos embates, no inicio do século XX, a Corte Suiça deu ganho de causa ao Brasil. Naquela área localiza-se o município de Amapá, a primeira capital do território do Amapá que mudou de nome três vezes e onde foi instalada uma base americana na segunda guerra mundial.

Em 2003, arqueólogos do Instituto de Pesquisas do Amapá descobriram um sitio de pedras megalíticas, em Calçoene. Olimpio Guarany foi lá para constatar.

O fato de ser instalado em forma de círculo ensejou uma comparação com o famoso “stoneheng” da Inglaterra.

Não dá pra deixar de ver o Repórter da Amazônia contar toda essa história do contestado, as descobertas arqueológicas de Calçoene e a instalação da base aérea em Amapá no espisódio 5 da série, sempre numa linguagem clara, objetiva e recheada de detalhes que nos remetem a um passado ainda desconhecido, mas marcante da história da Amazônia e do Brasil.

Horários

Manaus Macapá Brasilia

Sábado: 21:30 22:30 23:30

Domingo: 11:00 12:00 13:00

Quarta: 18:00 19:00 20:00

Sexta: 12:30 13:30 14:30

www.amazonsat.com.br

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: