Ancine lança editais para novos projetos de cinema e televisão
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) lançou hoje (22) dois editais do Programa Brasil de Todas as Telas – 2, destinados a projetos de linguagem inovadora para as salas de cinema e propostas de desenvolvimento de projetos de obras audiovisuais, seriadas e não seriadas, para TV aberta ou paga.
Os editais obedecem ao compromisso assumido pela agência em setembro passado, quando lançou o Plano Ancine + Simples, uma série de ações que visam simplificar o financiamento público do audiovisual.
Para o primeiro edital – Chamada Pública Prodecine 05/2015 – serão destinados R$ 30 milhões, em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para projetos de produção independente de longa-metragem de ficção, documentário e animação. De acordo com a Ancine, a seleção terá como foco propostas de linguagem inovadora, com potencial de participação e premiação em festivais, mas também capazes de dialogar com seu público-alvo.
Pelo menos 30% dos recursos serão aplicados em projetos audiovisuais de produtoras independentes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto outros 10% ficarão para produtoras independentes da região Sul ou dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. As inscrições foram abertas hoje e vão até 26 de fevereiro de 2016.
Já a linha de financiamento Prodav 05/2015, com recursos de R$ 10 milhões, selecionará 70 propostas de obras audiovisuais seriadas e não seriadas, destinadas aos segmentos de TV paga ou aberta e às salas de exibição e vídeo por demanda. O critério de distribuição regional dos recursos é o mesmo adotado para a chamada Prodecine 05/2015. As inscrições começam amanhã (23) e vão até 28 de março de 2016.
O Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 foi lançado em 1º de outubro, no Rio, em cerimônia com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira. A edição anterior do programa, lançada em 2014, superou as metas estabelecidas pela Ancine, contemplando um total de 306 longas-metragens e 433 séries ou telefilmes.