AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Hanseníase: Semsa promove ação de combate e prevenção nas UBS‘s

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu nesta quarta-feira, 27, na Unidade Básica de Saúde do Perpétuo Socorro, programação alusiva ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Durante a manhã, foram realizados exames dermatoneurológicos, palestras educativas e intensificação de busca ativa para a detecção de novos casos. A programação segue até sexta-feira, 29, nas demais UBS’s.

De acordo com a coordenadora municipal do Programa de Combate à Hanseníase, Lucileide Mafra, o diagnóstico precoce contribui para a diminuição das sequelas. Em 2015, foram notificados 61 casos da doença, sendo 23 acompanhados pela rede municipal de saúde, com tratamento completo e gratuito.

“O importante é disseminar a informação para que mais pessoas, ao perceberem manchas na pele, procurem uma unidade de saúde para fazer a inspeção. O diagnóstico e o tratamento precoce diminuem a possibilidade de sequelas e todas as unidades de saúde dispõem de profissional capacitado e tratamento gratuito”, explicou Lucileide.

O mototaxista Fernando Silva esteve na unidade para uma consulta de rotina. Durante a palestra da equipe de saúde, percebeu que uma mancha no braço poderia ser hanseníase e aproveitou para fazer o exame. “Eu já havia observado algumas manchas no braço e, durante a palestra, vi que poderia se tratar de hanseníase, então fiz o exame para não ter dúvida e o resultado deu negativo, um alívio para mim”.

A hanseníase é uma doença cutânea, mas que pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos, podendo o indivíduo desenvolver a doença em várias formas clínicas e diversos tipos de manifestações na pele.

Jamile Moreira/Asscom Semsa

Contato: 99135-6508

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: