Macapá é a anfitriã do Revezamento da Tocha Olímpica no Amapá

Educa

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, atletas, amantes do esporte e a população em geral poderão ver de perto o maior símbolo dos jogos esportivos mundiais. A tocha olímpica chegará dia 16 de junho no Amapá e Macapá foi escolhida como anfitriã. O anúncio foi feito na sexta-feira, 12, pelo ministro do Esporte, George Hilton, na reunião de planejamento para a passagem da tocha. Participaram do encontro o prefeito Clécio Luís, senador Randolfe Rodrigues, deputado federal André Abdon, governador Waldez Góes, o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olmo Xavier, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Turismo, Sérgio Lemos, além de atletas e dirigentes de entidades ligadas ao esporte.

Macapá será uma das 330 cidades que acontecerá o “Revezamento da Tocha Olímpica” e será uma das poucas em que ela passará um dia inteiro. O revezamento é considerado pelo Comitê Olímpico como o pontapé inicial para as festividades que fazem parte do evento. O ministro George Hilton explicou que a reunião teve o intuito de tratar detalhes como segurança e trajeto. “A tocha chega ao Brasil no dia 3 de maio, onde será recebida pela presidente Dilma Rousseff, e começa uma jornada que só terminará no dia 5 de agosto, no Maracanã”.

O objetivo do encontro foi firmar parcerias entre os governos federal, estadual e municipal. A Chama Olímpica passará pelos 26 estados e Distrito Federal, culminando na abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro. O atleta amapaense Venilton Teixeira poderá ser um dos representantes do Amapá nas Olimpíadas de 2016. “Em março irei participar da última seletiva e, se Deus quiser, irei representar o Amapá”.

Ao todo, 122 amapaenses irão conduzir a Tocha Olímpica. O prefeito Clécio Luís garantiu que Macapá terá um dos mais belos revezamentos. “Queremos enraizar esse espírito olímpico não somente nos macapaenses, mas naqueles que moram nos demais municípios do Amapá. Não queremos apenas uma passagem, pois tenho certeza que o revezamento será lindo. Ainda não podemos divulgar o trajeto, mas posso adiantar que ela percorrerá todos os locais que temos de mais bonito para mostrar para o mundo”.

Em Macapá, a programação terá duração de dois dias e contará com shows artísticos, festival gastronômico e outras atividades.

Adryany Magalhães/Asscom PMM
Fotos: Max Renê / Saulo Silva

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.