Sesc promove exposição Tempo de Almanaque

O Sistema Fecomércio por meio do Sesc Amapá promove na sexta-feira, 13 de maio, às 19h, na Galeria Antônio Munhoz Lopes, o vernissage da Exposição Tempo de Almanaque, organizada pelo Departamento Nacional do SESC.

A exposição circula o país compartilhando informações de consumo, cultura, moda e comportamento, através da história dos Almanaques de Farmácia, publicações que foram editadas pela primeira vez no Brasil no século XIX.

Com grafias, formatações e cores diversificadas os Almanaques de Farmácia chegavam até os lugares mais distantes do país, veículo de publicidade de medicamentos, prometiam saúde beleza e eram também importante fonte de informação gratuita para a população rural e urbana. Seus formatos ágeis, cuidadosamente ilustrados cumpriram durante décadas a função de informar e entreter, até mesmo nos locais de maior carência cultural.

Com o intuito de aprimorar o olhar dos visitantes para a estética e temáticas exploradas nos Almanaques de Farmácia, a exposição explora seis eixos:Brevíssima história dos almanaques de farmácia; A mulher nas capas e na alma dos almanaques; Utilidades: a ciência no dia a dia; O tempo e o espaço: calendários, datas comemorativas e horóscopo; Publicidade farmacêutica: os anunciantes patrocinadores; Lazer no almanaque: humor, passatempos e jogos.

Nesse percurso, o público viajará no tempo e perceberá como a estética, grafia e tantas outras coisas mudaram na formatação criativa dos almanaques.

A exposição Tempo de Almanaque estará aberta ao público até o dia 17 de junho, obedecendo ao seguinte horário de funcionamento: quartas, quintas e sextas-feiras das 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30.

Os interessados em fazer visitação coletiva, incluindo escolas que desejarem trazer seus alunos, poderão apreciar a exposição com o serviço de mediação cultural. Os agendamentos poderão ser feitos a partir do dia 16 de maio.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.