Pular o café da manhã dobra chances de arteriosclerose
Quem consome menos de 5% das calorias diárias no desjejum tem mais gordura nas artérias
Miami, Estados Unidos. Pular o café da manhã ou se alimentar mal ao começar o dia dobra o risco de desenvolver uma arteriosclerose – um aumento da espessura da parede das artérias que pode ser fatal –, alerta um estudo publicado na revista médica “Journal of the American College of Cardiology”. No estudo, os cientistas descobriram sinais de lesões causadas nas artérias antes do aparecimento de sintomas ou do desenvolvimento da doença.
Segundo os cientistas, essa descoberta pode proporcionar uma ferramenta importante na luta contra as doenças cardiovasculares, que são responsáveis pela maioria das mortes no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,7 milhões de pessoas morreram devido a essas patologias em 2015.
“As pessoas que pulam o café da manhã regularmente têm um estilo de vida pouco saudável em geral”, disse Valentin Fuster, diretor do hospital norte-americano Mount Sinai Heart e redator-chefe da publicação. “Esse estudo prova que se trata de um mau hábito que as pessoas podem mudar proativamente para reduzir seu risco de doença cardiovascular”, indicou.