Facebook remove 68 páginas e 43 contas associadas a maior grupo bolsonarista na rede
Pessoas por trás do grupo Raposo Fernandes Associados (RFA) criaram páginas usando contas falsas ou múltiplas contas com os mesmos nomes, o que viola as políticas da empresa
Rio – O Facebook anunciou que removeu nesta segunda-feira 68 Páginas e 43 contas associadas ao grupo brasileiro Raposo Fernandes Associados (RFA), por violação de políticas de autenticidade e de spam.
As pessoas por trás da RFA criaram páginas usando contas falsas ou múltiplas contas com os mesmos nomes, o que viola as políticas da empresa. A rede publicava uma grande quantidade de artigos caça-cliques, com o objetivo de direcionar as pessoas para seus sites fora do Facebook. Os sites, por sua vez, têm uma grande quantidade de anúncios programáticos e pouco conteúdo, funcionando como “fazendas de anúncios” (“ad farms”, em Inglês).
Segundo reportagem publicada pelo jornal Estado de São Paulo, o conjunto de páginas da RFA surgiu a partir de um ativismo digital que teve sua ascensão em meio aos protestos de junho de 2013 e da Lava Jato, em 2014, se consolidou no processo de impeachment de Dilma Rousseff e convergiu no apoio a Bolsonaro. As páginas controladas pelo grupo Raposo Fernandes Associados (RFA) tinham mais engajamento na internet do que jogadores e artistas mundialmente famosos, como Neymar, Anitta e Madonna.
Saiba mais no site O Dia

