7 dicas de como controlar as contas e não prejudicar o orçamento familiar
É importante seguir algumas dicas de como controlar as contas de forma firme e concreta a fim de saber exatamente qual os passos a tomar.
Controlar as contas é o primeiro passo para organizar sua vida financeira e manter em dia as despesas a fim de conseguir economizar para ter segurança no futuro.
Assim, quando o controle financeiro começa a fazer parte da rotina de vida, fica muito mais fácil controlar as contas e saber exatamente para onde seu dinheiro está indo, evitando surpresas desagradáveis no final do mês.
Por isso, é importante seguir algumas dicas de como controlar as contas de forma firme e concreta a fim de saber exatamente qual os passos a tomar, seja evitando gastos desnecessários ou aplicando o dinheiro que sobrou em algum produto que gere lucro.
Assim, para ajudar, elaboramos alguns dicas que podem ajudar você a controlar as contas de forma prática e segura. Veja:
1) Faça anotações diárias
Uma das melhores forma de identificar onde o dinheiro está indo e anotando todos os gastos.
Você só precisar especificar bem tudo o que entra e sai de renda dentro de casa, desde coisas pequenas como um pequeno cafezinho preto no café da manhã até compras mensais.
2) Monte uma planilha financeira
Uma excelente ferramenta para controlar as contas é manter uma planilha financeira.
Ela pode ser criada no Excel ou baixada diretamente na internet. A vantagem que ali você colocará a realizada da sua vida financeira e vai trabalhar sendo com número certo, baseado nas informações adicionadas.
Assim, você sabe quanto ainda pode gastar no mês de acordo com as receitas ainda disponíveis.
3) Use um gerenciador financeiro
Hoje a internet disponibiliza uma gama de gerenciadores financeiros que fazem o controle das suas finanças de forma plena.
A vantagem é que ele pode ser acessado de qualquer lugar, além de manter os seus dados seguros e atualizado automaticamente.
4) Elimine suas dívidas
Quando você precisa controlar as suas finanças, o passo iniciar é quitar as dívidas. Assim, você conseguirá manter sua vida financeira equilibrada e economizar a fim de conseguir realizar algum projeto no futuro.
Por isso, anote todos os gastos e entenda como funcionam suas finanças. Dê prioridade as dívidas mais caras e fique atento para o parcelamento que não consuma além dos 30% da sua renda mensal.
5) Monte uma reserva financeira
Tenha sempre um fundo para emergências, até porque imprevistos sempre acontecem.
Assim, reserve pelo menos 15% da sua renda líquida mensal para formar esta reserva financeira.
Faça uma programação de quando esse dinheiro estará disponível, evitando que você esqueça de guardá-lo.
6) Não compre por impulso
Evite o hábito de comprar por impulso e assim estragar a sua vida financeira.
Priorize apenas o necessários e aquilo que precisa com urgência. Além disso, antes de comprar alguma coisa, faça uma pesquisa dos preços e dê prioridade ao pagamento a vista.
7) Faça um planejamento
Quem planeja consegue controlar as contas. Assim, comece criando metas de gastos para os próximos meses, sendo dando atenção especiais as contas como aluguel, condomínio, mensalidade do colégio, luz, gás e supermercado.
Via Gente e Mercado