Educa

3 dicas para virar o jogo e alcançar o sucesso

Manter-se aberto às mudanças é a forma mais inteligente e saudável para enxergar oportunidades, criar possibilidades e realizar conquistas em tempos de incertezas.

A vida é um mar de oportunidades, um oceano de possibilidades e um universo de incertezas! Esta é a afirmação que dá início ao meu 16º livro, o Virar o jogo – como agir no mundo das incertezas. Ele vem carregado de insights poderosos voltados para homens e mulheres que querem alcançar níveis mais altos de realização, e para curiosos que desejam saber qual a condição necessária para conquistar o seu sucesso.

O grande desafio da era moderna é cada um de nós entender qual é a sua própria realidade, aonde pretende chegar e ter claro que existem diversos caminhos a serem percorridos e, nem sempre, o alvo desejado será atingido. Porém, a caminhada pode ser um valioso aprendizado e o resultado muito melhor do que se espera. A questão é: diante do inesperado, da incerteza, do que foge ao controle, como se posicionar?

Outro dia eu escutava uma canção espanhola. Já sei o ritmo de cor, mas, desta vez uma frase chamou a minha atenção: “cego não olha para trás”. Até então eu nunca havia refletido sobre isso, mas tive um insight poderoso. Se um deficiente visual, apesar da sua condição, segue sempre em frente, rumo ao seu destino, e atinge seus objetivos, por que o ser humano em geral insiste em olhar para trás? Isso nos ensina que enxergar nem sempre significa ter visão para a vida, para os negócios ou para a carreira. Para desenvolver a visão que nos faz superar os desafios, virar o jogo diante das barreiras e conquistar o desejado lugar ao sol são necessários três passos:

Passo 1 – Acredite que a vida é um mar de oportunidades. As incertezas são celeiros de oportunidades e para aproveitá-las é necessário exercitar as próprias competências e ser flexível o suficiente para encarar cada acontecimento como um aprendizado. Mantenha-se atento! Chega de ficar esperando o que podem oferecer para você. Cave suas próprias oportunidades. O que você pode fazer para ter mais da vida? Desconstrua o que for necessário para encontrar o seu próprio eu e, aí sim, terá clareza para promover a guinada necessária para a concretização dos seus projetos, negócios, relacionamentos.

Passo 2 – Mergulhe no oceano de possibilidades. Estabilidade é diferente de comodismo. Mais do que em qualquer outro tempo, você deve se manter conectado às exigências do mercado profissional, da sua carreira, da sociedade, dos seus relacionamentos. É possível se reinventar sempre em todas as áreas da vida. Provocar a virada do jogo ou, em outras palavras, manter-se aberto às mudanças é a forma mais inteligente e saudável para mergulhar no oceano das possibilidades e seguir no fluir dos tempos de acordo com os seus propósitos.

Passo 3 – Desenvolva potenciais para agir no universo de incertezas. A vida é cheia de detalhes, sobressaltos, interferências. Nem de longe pode ser comparada à uma linha reta, com começo, meio e fim. Enfrentaremos altos e baixos, acertos e aprendizados, alegrias e dores, mas o importante é não parar, nem deixar para trás o que acredita ser o melhor. É tolice correr atrás de prejuízo e tentar recuperar em horas ou alguns dias algo que se acalentou durante anos. Mais vale um passo de cada vez, consciente e consistentemente, que uma largada veloz para, em seguida, ficar rendido no meio do caminho. Acredite em você e siga em frente.

Administradores

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: