Entenda como a água ajuda na cicatrização do pós operatório
O ideal é que no período de recuperação de uma cirurgia, sejam ingeridos por volta de 2 litros de água por dia
Uma das coisas mais importantes nos pós operatório é a boa hidratação e alimentação para a recuperação do corpo, favorecendo a boa cicatrização. Após uma cirurgia o corpo como um todo entende que sofreu uma agressão e dispara vários mecanismos para sua defesa mudando assim todo seu metabolismo.
Uma das formas para uma boa recuperação é manter o corpo hidratado, com ingestão de 2 a 3 litros de água por dia.
A água é um dos principais elementos necessários para nossas reações enzimáticas e manter o metabolismo. Além de ser umas das precauções para evitar eventos tromboembólicos. Faz os rins funcionarem adequadamente excretando os metabólitos tóxicos. Para o cirurgião plástico Juliano Souto Ferreira “após tratamentos estéticos ou cirurgias plásticas há uma série de cuidados para que o resultado do procedimento seja favorável, bem como para mantê-lo. Entre eles esta um método muito simples, eficaz e econômico que é beber água”.
Segundo o especialista, a água não deve ser ingerida nem muito e nem pouco. Na dose certa, ela evita desidratação e não potencializa o efeito diurético, aquela vontade de fazer xixi muitas vezes. Portanto, o ideal é que, no período de recuperação de uma cirurgia, sejam ingeridos por volta de 2 litros de água por dia.
De forma geral a alimentação deve ser baseada em proteínas de alto valor biológico como carnes, frango, peixes e ovos. Muito importante os bons carboidratos de baixos índices glicêmicos para dar a energia necessária para a recuperação. Vitaminas como a vitamina C é muito importante para a formação do colágeno e uma boa cicatrização. Por isso é contra indicado fazer dietas restritivas nos primeiros 30 dias de pós cirurgia sem orientação adequada.
Isto também vale para manter bem a saúde, independente de fazer uma cirurgia ou não.
Via Folha Vitória